Título: Série de denúncias
Autor: Tahan, Lilian; Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 18/11/2011, Cidades, p. 27

O escândalo que resultou na primeira perda de mandato entre os 24 distritais da atual legislatura não é o primeiro a envolver Benício Tavares. Com cinco eleições e uma em curso, o político havia se envolvido em crises, inclusive, mais retumbantes, como a Operação Caixa de Pandora. Ele é apontado por Durval Barbosa como um dos beneficiários do suposto esquema de corrupção instalado no DF em troca de apoio político.

O peemedebista também respondeu a vários processos sob a acusação de desviar recursos da Associação dos Deficientes Físicos de Brasília. Ele chegou a ser denunciado, mas o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) considerou os crimes prescritos.

Benício respondeu ainda a ação penal proposta pelo Ministério Público do DF e Territórios por supostamente ter mantido relação sexual com garotas entre 16 e 17 anos, em 17 de dezembro de 2004, a bordo do iate Amazonian, nas águas do Rio Negro, no Amazonas. Na época, ele era o presidente da Câmara Legislativa. Em 2009, o Conselho Especial do TJDFT absolveu o distrital.