Valor econômico, v. 17, n. 4126, 07/11/2016. Brasil, p. A2

Seminário debate investimento do setor privado em infraestrutura

Henrique Meirelles: ministro fará palestra sobre as perspectivas para a economia brasileira em evento do "Valor"

Por: Luciano Máximo

 

Com as presenças confirmadas do presidente Michel Temer, do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e de outras autoridades e grandes líderes empresariais, o Valor promove amanhã, em Brasília, o seminário "Infraestrutura e desenvolvimento do Brasil".

O evento, patrocinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com apoio institucional do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), se propõe a debater novas formas de financiamento de obras de infraestrutura, uma vez que, neste momento, é maior a necessidade de o capital privado assumir um papel mais relevante nessa área. Segundo a CNI, o país investe anualmente apenas 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, sendo que a iniciativa privada responde por pouco mais da metade dos recursos aportados.

"O aumento da participação privada no aporte de capitais e na gestão de empreendimentos é imprescindível para que o país reverta o quadro de atraso na infraestrutura, fator que reduz a competitividade dos produtos brasileiros. Um dos mais sérios problemas dessa agenda no Brasil são os atrasos das obras, que afetam consumidores e empresas, consomem recursos públicos e comprometem o desenvolvimento", afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, responsável por dar as boas-vindas aos participantes do seminário, que será realizado na sede da entidade em Brasília.

Às 9h15, o presidente Michel Temer fará o discurso de abertura do evento. Às 9h45, o ministro Henrique Meirelles fará palestra sobre as perspectivas da economia brasileira. Ao longo do dia, o seminário terá três painéis.

No primeiro, "Como Financiar a Infraestrutura", a diretora-adjunta de redação do Valor, Claudia Safatle, mediará debate com Roberto Setubal, CEO do Itaú Unibanco, Maria Sílvia Bastos, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Jane Fraser, CEO do Citibank America Latina, e Alexandre Bettamio, CEO para América Latina do Bank of America Merrill Lynch (BofA).

Victor Travesso, executivo do CAF, Moreira Franco, ministro da secretaria-executiva do Programa de Parceria em Investimentos (PPI), Maurício Bähr, presidente da Engie Brasil, e David Díaz, presidente da Arteris, participarão do painel "Financiamento para as Novas Concessões: Como Atrair Investimentos e Eliminar Entraves", mediado por Daniel Rittner, repórter especial do Valor.

O último painel, "Segurança Jurídica e Revisão dos Marcos Regulatórios no Brasil", terá mediação de Cristiano Romero, editor-executivo do Valor, e participações de Britaldo Soares, presidente do conselho de administração da AES Brasil, Luiz Gustavo Bichara, do escritório Bichara Advogados, e Vicente Assis, presidente da consultoria McKinsey.

"O investimento em infraestrutura é uma das principais saídas para a recuperação da economia brasileira. É crucial para aumentar a produtividade e a competitividade. O seminário pretende reforçar essa mensagem", disse a jornalista Claudia Safatle. O seminário "Infraestrutura e desenvolvimento do Brasil" ocorre amanhã, das 8h às 16h50, na sede da CNI em Brasília - SBN, Quadra 1, Bloco C, Edifício Roberto Simonsen.