Institutos assinam acordo de cooperação para pesquisa de vacina contra zika

 
30/10/2016
Gabriel Oliveira

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sanofi Pasteur — divisão da farmacêutica francesa voltada para o desenvolvimento de vacinas — eo Walter Reed Army Institute of Research (Wrair), laboratório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, anunciaram, na última sexta-feira, um acordo para o desenvolvimento de uma vacina contra zika, que teve mais de 160 mil casos registrados no Brasil este ano. Em 2015, a Sano fi Pasteur desenvolveu a primeira vacina contra adengue, que começou a ser comercializada no Brasil este ano, após aprovação da Anvisa.
De acordo com os princípios de colaboração da Fiocruz, a fundação, a Sanofi Pasteur e o Wrair unirão suas experiências na luta contra o vírus zika para o desenvolvimento de pesquisas. As atividades da Fiocruz devem complementar os trabalhos do Wrair e da Sanofi Pasteur, com o objetivo de aumentara probabilidade de sucesso nodes envolvimento e registro de uma vacina contra zika. O acordo de colaboração, porém, não impede que estas organizações desenvolvam de forma independente as suas próprias vacinas, ou que colaborem com outras organizações e empresas.

Pelo Acordo de Cooperação de Pesquisa e Desenvolvimento assinado pelo laboratório do Departamento de Defesa americano coma Sano fi Pasteur, o Wrair deverá fornecer à farmacêutica a vacina candidata contra o zika de vírus purificado inativado (ZPIV), de modo que a Sanofi Pasteur produza a vacina para testes clínicos fase 2. O Wrair, por sua vez — em conjunto com o Instituto Nacional para Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA — deverá patrocinar e apoiar uma série de estudos fase 1.

 

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

Com base na parceria com o Wrair, as áreas de pesquisa da Fiocruz podem incluir o desenvolvimento do processo, a caracterização da vacina, estudos epidemiológicos e a avaliação pré-clínica e clínica da vacina, assim como a otimização dos estudos clínicos.

Em setembro, a Direção de Pesquisa e Desenvolvimento em Biomedicina Avançada (Barda), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, concordou com uma proposta de financiamento para fabricação, pela Sanofi, da vacina inativada contra zika. Além do financiamento fornecido pela Barda para os dois estudos clínicos das fases 1 e 2, existe uma opção no contrato que permite continuar dando suporte à fase 3 de desenvolvimento industrial e clínico da vacina.

— A Fiocruz, o WRAIR e a Sanofi Pasteur têm uma história de colaboração — diz John Shiver, vice-presidente sênior de pesquisa de vacinas da Sanofi. — Em termos de saúde pública, faz todo sentido que combinemos a nossa experiência e recursos com a Fiocruz, que está localizada no Brasil, onde está o foco das atuais experiências sobre zika. Temos um objetivo comum de desenvolver uma vacina para prevenir esta emergente ameaça de doença.

Em 1979, a Sanofi Pasteur desenvolveu sua primeira vacina contra a febre amarela. Já a vacina contra a dengue, a mais nova do laboratório contra um flavirírus, hoje está registrada em 12 países, incluindo o Brasil.

(*) Estagiário sob supervisão de Leila Youssef

 

O globo, n. 30400, 30/10/2016. Rio, p. 40