Roberto Freire fará pente-fino na Rouanet

Andreza Matais e Marcelo de Moraes

22/11/2016

 

 

Assim que tomar posse no Ministério da Cultura, Roberto Freire vai determinar uma avaliação dos incentivos fiscais dados por meio da Lei Rouanet nos últimos anos. O objetivo é detectar todos os problemas para, a partir deles, propor uma reforma da legislação.

Freire garante que o pente-fino não deve ser visto como “revanchismo”, mas diz que se forem encontradas irregularidades elas serão enviadas para o Ministério Público. “A lei precisa ser revista, modernizada. Quero ser o ministro da reforma e do diálogo.” 

Padrinho. A superintendente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, foi indicada para o cargo pelo ex-senador José Sarney. Em Brasília, costuma frequentar a casa do peemedebista. De 2003 a 2015, comandou o órgão no Maranhão, quando se aproximou da família. 

Não falo. Procurada pela Coluna, Bogéa não informou qual é a sua relação com os Sarney. Na sua gestão foi dado o parecer contrário à construção de um prédio na Bahia onde o ministro Geddel Vieira Lima comprou um imóvel. Freire vai mantê-la no cargo.

@#$%&. Geddel Vieira Lima telefonou para o colega Moreira Franco cobrando explicações sobre ele ter sinalizado que Temer poderia demiti-lo. A conversa não foi nada amigável.

Saia-justa. Em almoço promovido pelo grupo empresarial Lide, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, não conteve o riso ao ser questionado se seu país estava preparado para abrigar políticos brasileiros.

“Estamos de braços abertos para todo mundo.” 

Mais um. Depois de ser aclamado como virtual candidato a presidente no encontro de prefeitos paulistas, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi novamente lançado ao Planalto pelo presidente da Assembleia de São Paulo, Fernando Capez, durante o evento com Tabaré. 

Na trave. O governador disse que a história do uruguaio o inspirava a conseguir realizar o seu sonho de ser presidente...do Santos.

Tabaré comandou o modestíssimo Progresso, time de futebol uruguaio. 

Up. As empresas de comunicação do publicitário Roberto Justus vão participar do processo de licitação do governo federal para tentar atuar nessa área do governo federal. 

Vitrine. “O governo não pode só ser bom ou eficiente. Ele tem que parecer isso”, diz Justus. O apresentador não descarta disputar a Presidência em 2018. 

CLICK. Nas redes, o senador Eduardo Braga festeja seu orgulho por ser amazonense carregando saco com cinco quilos de farinha: ‘Isso que é felicidade’, escreveu.

De saída. Os diplomatas subordinados ao embaixador Pompeu Andreucci Neto, no gabinete da Presidência, pediram para ser removidos do Palácio do Planalto.

Não aguentam mais os ataques nervosos dele. 

Dilmo. Diplomatas brincam que Pompeu é a versão masculina da ex-presidente Dilma Rousseff. Já brigou até pelo jeito que dobram guardanapos em eventos. 

Cansaço. O maior empresário do País, Jorge Paulo Lehmann, dono de uma fortuna de US$ 30 bilhões, foi para a reunião do Conselhão com seu avião particular.

Mas ele cochilou boa parte do tempo.

PRONTO, FALEI!

Rui Costa

Governador da Bahia (PT)

Sobre a nomeação de Jaques Wagner, investigado na Lava Jato, para o Conselhão da Bahia: “Não estamos preocupados com foro privilegiado, mas em superar esta crise”.

 

O Estado de São Paulo, n. 44961, 22/11/2016. Coluna do Estadão, p.A4