Título: O pré-sal é seguro?
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 19/11/2011, Brasil, p. 10

Bandeira de campanha eleitoral, motivo de briga entre governadores e sinônimo de polêmica no Congresso, a camada pré-sal promete um desenvolvimento econômico extraordinário para o país. Mas pouco ou nada se falou até agora sobre a segurança envolvida na exploração do petróleo a 300km do litoral, coberto por 2 mil metros de sal a uma profundidade de 7 mil metros da superfície.

Exatamente por se realizar distante dos olhos da sociedade e dentro de regras técnicas desconhecidas por mais de 99% da população, a transparência nos processos de exploração do recurso natural precisa ser total. Da primeira licença ambiental concedida pelo Ibama para os estudos sísmicos (de avaliação do local) a inspeções regulares nas plataformas de extração.

Se o acidente atual servir de parâmetro, o Brasil corre o risco de se transformar em ícone dos maus-tratos à biodiversidade marinha, no lugar de maior produtor de petróleo do mundo. O desastre que agora polui a Bacia de Campos pode ser o último alerta para o governo trilhar o caminho sustentável na exploração do pré-sal. (RM)