Título: Lula recebe alta, mas fica sob observação
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 23/11/2011, Política, p. 3

São Paulo — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois do segundo ciclo de quimioterapia. De acordo com assessores próximos, ele sente efeitos colaterais do tratamento contra o câncer na laringe, como cansaço e falta de apetite, e ficará em observação nos próximos dias. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal da família, o ex-presidente está bem, tomou soro para hidratação e permaneceu no fim da tarde e no início da noite de ontem em observação até cerca de 21h30, quando ele recebeu alta.

Durante toda a noite, os médicos do Sírio-Libanês e familiares de Lula tentaram convencê-lo a passar mais um dia internado. A equipe alegava que, nessa fase do tratamento, ele poderia ter que ir ao hospital em atendimento de emergência por causa dos efeitos dos medicamentos. Como Lula mora em São Bernardo do Campo, seria impossível o deslocamento imediato para tratamento. Dona Marisa Letícia, que acompanha Lula, também pediu para o ex-presidente ficar mais uma noite no hospital, mas ele se recusou. "Seria necessário que ele fosse observado mais de perto por causa dos efeitos colaterais pesados dos medicamentos e em função do cateter que está instalado em seu peito esquerdo para receber um dos medicamentos, que está numa bolsa presa à cintura", explicou um médico que pediu para não ser identificado.

Até uma chuva forte que caiu em São Paulo no início da noite de ontem e o trânsito congestionado de São Paulo para São Bernardo do Campo foram usados como argumentos para Lula passar mais uma noite no hospital. Ele está internado no mesmo quarto em que ficava o seu vice à época de Presidência, José Alencar. Na segunda quinzena de dezembro, Lula fará o terceiro, e último, ciclo de quimioterapia.

Obama O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem uma carta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A correspondência foi entregue na semana passada ao governo brasileiro pela embaixada norte-americana, em Brasília, e encaminhada ao Hospital Sírio-Libanês na tarde de ontem. Por volta das 16h, o ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi entregou a mensagem ao ex-presidente.

Na carta, Obama diz a Lula que ele e a sua família fazem orações pelo petista e que torcem por uma rápida recuperação. O líder mundial também ressalta que o Brasil e o mundo se beneficiaram da força e da liderança incansável de Lula. O petista ficou emocionado quando leu a carta e decidiu que vai retribuir a gentileza com uma ligação assim que saísse do hospital.