Título: Foco nos presídios
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 23/11/2011, Política, p. 3

O governo lança hoje o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional. A proposta é desafogar as unidades carcerárias e zerar o deficit de vagas femininas. Pelo menos R$ 1,1 bilhão serão repassados nos próximos três anos aos estados, em especial São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que concentram o maior número de presos. A ideia é tentar diminuir a demanda por vagas, da ordem de 200 mil.

Ao mesmo tempo, o montante serviria para melhorar as condições das penitenciárias no país. Várias unidades já foram repreendidas pela Organização Interamericana de Direitos Humanos — como Urso Branco, em Rondônia, e presídios no Espírito Santo. A iniciativa pretende gerar 42,5 mil vagas em penitenciárias e cadeias públicas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assina ainda decretos sobre monitoração eletrônica de presos e educação no sistema prisional.

O investimento nos presídio resultará também na construção de novas unidades. Uma delas será erguida no Distrito Federal, uma espécie de "penitenciária VIP", destinada a abrigar autoridades, mulheres, presos que colaborarem com a Justiça e detentos em trânsito. Será o quinto presídio federal do país — os outros ficam em Catanduvas (PR), Campo Grande, Porto Velho e Mossoró (RN). (AR)