O Estado de São Paulo, n. 44965, 26/11/2016. Política, p.A8
PSDB faz ato para mostrar força e reforça discurso por 2018
Cúpula tucana se reúne com presidente Temer momentos após Geddel pedir demissão; Aécio marca pré-campanha.
Integrantes da cúpula do PSDB, principal partido da base aliada, minimizaram ontem os impactos da nova crise política que atingiu o Palácio do Planalto com a queda do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), mas aproveitaram o episódio para reforçar o discurso que tem como horizonte a disputa presidencial de 2018.
“Diante da circunstância brasileira, depois do impeachment precisamos atravessar o rio. Isso é uma ponte, pode ser uma frágil, uma pinguela, mas é o que tem”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em outro momento, após participar de almoço com Temer, o ex-presidente disse: “Temos de chegar até uma eleição em 2018 e temos de nos unir pelo Brasil”.
O ministro José Serra (Relações Exteriores) evitou dar declarações à imprensa sobre a demissão de Geddel, mas adotou a mesma linha do ex-presidente ao discursar no evento do partido.
“Assumimos essa responsabilidade e agora temos de ir até o final. Isso não significa deixar de ter opinião própria. Temos de trabalhar para que linhas corretas sejam adotadas.” Apesar de o partido manter uma atitude “amigável” com o governo, integrantes da cúpula tucana, contudo, insistiram no recado eleitoral, afirmando que a legenda precisa estar pronta para a próxima disputa presidencial.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), chegou a estabelecer uma data para a sigla intensificar a pré-campanha. “Estamos a partir do 1.º de janeiro, com a posse dos novos prefeitos e atuação no Congresso Nacional, nos preparando para fazer aquilo que é necessário para o Brasil, vencer as eleições e governar o Brasil com decência, com ética, e com eficiência.” O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também aproveitou para ressaltar que chegou o “tempo do PSDB”. “Vitor Hugo (escritor francês do século 19) dizia que nada é mais poderoso do que uma ideia que chega no momento certo. E eu vejo que volta de novo o tempo, o tempo do trabalho, da honestidade, da competência, o tempo do PSDB.” Após o encontro, parte da cúpula do PSDB foi recebida para almoço por Temer, no Palácio do Alvorada. Segundo relatos, havia um clima de tensão no evento.
Espaço
"Precisamos atravessar o rio. Isso é uma ponte, pode ser uma frágil, uma pinguela, mas é o que tem.”
Fernando Henrique Cardoso
EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
“E eu vejo que volta de novo o tempo, o tempo do trabalho, da honestidade, da competência, o tempo do PSDB.”
Geraldo Alckmin
GOVERNADOR DE SÃO PAULO.