Título: Sem vagas em 2012
Autor: Alcântara, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 23/11/2011, Cidades, p. 25

Duas nstituições de ensino superior do DF estão entre as 70 que passarão por supervisão do Ministério da Educação (MEC), por conta do desempenho insatisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino de cada instituição. O processo inclui congelamento de vagas e outras sanções. A medida foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). Conforme adiantou o Correio, com exclusividade, no último sábado, o Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro) foi incluído no grupo de 10 instituições que perderam a autonomia. A Faculdade Alvorada de Educação Física e Desporto (FAEFD) está entre os 60 estabelecimentos de ensino superior com resultado insatisfatório e não poderá aumentar o número de vagas oferecidas em 2011.

Entre 2008 e 2010, elas tiraram nota 2 ou inferior a esse número, índice insuficiente para uma escala que varia de 1 a 5. As medidas valem até a divulgação do próximo IGC, no ano que vem. Se, no próximo Enade, elas conseguirem média superior a 3, as restrições serão suspensas. Se não cumprirem a meta, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) pode abrir processo para descredenciá-las. Três centros universitários que tinham perdido a autonomia em 2009 melhoraram a nota e tiveram medida cautelar revogada. Entre elas, está o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), que teve nota 3 e está liberado para abrir mais cursos e vagas.

A Faculdade Alvorada pretende entrar para o grupo das que vão reverter a média ruim. De acordo com o gerente de Marketing da instituição, Wagner Fechine, a intenção é qualificar docentes e rever atividades pedagógicos para conquistar novos resultados. Já a Unieuro informou, por meio da assessoria de imprensa, que começou a realizar reuniões para decidir as estratégias de melhoria a fim de atender as exigências do MEC.

O Diário Oficial de ontem também trouxe o nome das instituições de ensino de todo o país que passarão por supervisão do MEC. Todas estão incluídas no grupo que teve nota 2 ou inferior no IGC. O índice leva em conta a nota dos estudantes concluintes de cada curso no Enade e uma avaliação técnica do MEC. Confira a lista completa daqueles que serão supervisionados no site do Eu, Estudante.