Família de Crivella completa 30 anos na política

Ruben Berta

06/11/2016

 

 

Pouco conhecidos, parentes de prefeito eleito do Rio tiveram vaga no Legislativo. Pai foi empregado por tio

 

Há 30 anos, nas eleições de 1986, a família do prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella, conseguiu sua primeira vitória na política fluminense. Com pouco mais de 13 mil votos, o advogado Eraldo Macedo Bezerra — tio de Crivella e irmão do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus — conquistou pelo PTB o primeiro de quatro mandatos que teria como deputado estadual. Dois anos depois, em 1988, foi a vez de outro tio, Celso, conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores da capital. Um passado esquecido, mas que mostra ambições antigas de parentes do senador na vida pública.

Em outubro de 1987, mesmo ano em que Eraldo assumiu sua cadeira na Alerj, o sobrinho Crivella, então com 29 anos, formado em engenharia, ganharia coincidentemente seu primeiro cargo público: foi diretor de Planejamento da Empresa de Obras Públicas (Emop), do governo estadual, cargo em que permaneceu até março de 1990.

Em 1991, enquanto Crivella já estava na África para difundir a Igreja Universal no continente, seu pai, Mucio Crivella, tinha o cargo de assessor-chefe do gabinete de Celso Macedo na Câmara do Rio. A nomeação aconteceu em março de 1989. O pai do prefeito eleito continuou na função até morrer, em 1993. Na época, a legislação não impedia o nepotismo.

 

 

O globo, n. 30407, 06/11/2016. País, p. 07.