Título: Caixa será reforçado
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 25/11/2011, Economia, p. 10

O patrimônio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) cresceu nos últimos anos graças à boa gestão, mas também ao fato de se remunerar mal os trabalhadores. "Praticamente todo o lucro líquido do FGTS em 2010, de R$ 5,3 bilhões, foi gasto com subsídios", disse Jacy Afonso de Melo, ex-representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Curador do fundo. Para ele, embora justificado socialmente, os R$ 14,4 bilhões liberados entre 2010 e 2012 sem nenhuma perspectiva de retorno põem em risco o patrimônio dos trabalhadores. "Como esse dinheiro não volta para o FGTS, o melhor seria distribui-lo a seus verdadeiros donos, aumentando o rendimento das contas, o que reforçará o financiamento para habitação e saneamento básico", afirmou.

No entender de técnicos do governo, não dá mais para o Tesouro Nacional ficar fazendo cortesia com o chapéu alheio, pois há recursos orçamentários suficientes para bancar os subsídios à população de baixa renda do Minha Casa, Minha Vida. Esses mesmos profissionais reconhecem que o lucro líquido do FGTS tem sido maior do que os de alguns grandes bancos. "É impressionante a capacidade de retorno do fundo de garantia, mesmo com todo mundo metendo a mão no seu caixa. E os resultados vão melhorar a partir de 2012, quando terminará o abatimento das parcelas pagas aos trabalhadores referentes às perdas com planos econômicos", lembrou um servidor do Ministério da Fazenda (VC)

Inflação atropela O trabalhador com conta no FGTS vem perdendo patrimônio. Culpa da inflação, que tem ficando acima da correção dos saldos pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano. No ano passado, para um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,9%, a correção do FGTS foi de 4,06%. Este ano, o IPCA acumulado no primeiro semestre foi de 3,9% e a correção do FGTS, de 2,3%.