Título: Recesso em risco
Autor: Deact, Erich; Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 30/11/2011, Política, p. 3

O governo já trabalha com a hipótese de pedir convocação extraordinária do Congresso Nacional para depois do recesso com o intuito de aprovar a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Ontem, a base decidiu não agrupar os dois projetos do Senado que tratam da extensão do mecanismo até 2015. A tramitação conjunta aceleraria o caminho da DRU na Casa, mas abriria uma brecha para a oposição questionar a proposta no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Planalto teme que a discussão sobre a DRU no Supremo seja contaminada pelas arestas entre os dois Poderes, por causa do aumento reivindicado pelo Judiciário. A decisão de manter as duas propostas separadas foi tomada na noite de segunda- feira, em reunião entre a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR); do PT, Humberto Costa (PE); e do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Diante dos prazos curtos para a aprovação da proposta, o governo prorrogaria os trabalhos Legislativos por meio de uma convocação extraordinária do Congresso, a pedido do governo, ou de uma autoconvocação do Legislativo federal. Na Câmara, a palavra de ordem é evitar a qualquer custo a aprovação de medidas provisórias para não trancar a pauta do Senado. Os projetos que caducarem serão reeditados pelo Planalto.