Título: Lula recupera o apetite
Autor: Amado, Guilherme
Fonte: Correio Braziliense, 12/11/2011, Política, p. 11

Depois da primeira sessão de químio, o petista revela querer comer uma picanha e recebe visitas de José Sarney e Marco Maia

Há duas semanas mergulhado no tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem recuperado o apetite nos últimos dias. Segundo o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, Lula estaria com vontade de comer picanha, um de seus pratos preferidos. O ministro, que é seu amigo pessoal e foi chefe de gabinete durante os oito anos do petista, conversou por telefone com Lula. Esta semana, um rol de ministros e parlamentares foi à casa do ex-presidente, além da presidente Dilma Rousseff. Ontem, foi a vez dos presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), visitarem o petista.

"Ele está recuperando o apetite. Queria até comer uma picanha. Fez brincadeiras, está muito bem", contou Carvalho, dizendo ainda que ele teria ficado contente com a visita que recebeu da presidente Dilma, na noite de quinta-feira, quando ficaram juntos por cerca de uma hora e meia. O tratamento com quimioterapia pelo qual Lula está passando afeta o paladar e, consequentemente, o apetite. O presidente, porém, não teve restrições alimentares impostas pelos médicos do Hospital Sírio-Libanês.

Lula descansa em casa na companhia de dona Marisa e de três filhos desde o início do mês, quando deixou o Sírio-Libânes, em São Paulo, após a primeira das três sessões de quimioterapia previstas. Ao longo da semana, o ex-presidente continuou recebendo medicamentos em casa, aplicados por meio de uma bolsa de infusão. A previsão é de que a segunda fase do tratamento comece por volta do dia 21 de novembro. A última consulta médica foi no sábado passado.

Rouquidão Pelo acúmulo de medicação recebida, a próxima etapa será um momento mais doloroso do tratamento. "Dilma disse, até por experiência própria, que é depois dessa segunda fase que começa a cair o cabelo", explicou Carvalho. Ainda segundo sua assessoria, a voz de Lula está melhor do que no dia em que deixou o hospital, quando gravou um vídeo, mas ainda apresenta rouquidão. O humor também está bom. Ontem, telefonou pessoalmente para o escritório do Instituto Lula, em São Paulo, e brincou com funcionários, dizendo que voltará em breve. "Ele está encarando bem o tratamento", resumiu um colaborador próximo do ex-presidente.

O apetite para articulações permanece. Esta semana, uma fila de políticos compareceu ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP), para visitá-lo. Na quinta-feira à tarde, foram os ministros do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro, e de Minas e Energia, Edison Lobão. À noite, foi a vez da presidente Dilma e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na tarde de ontem, os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, fecharam a semana de visitas. "O presidente ainda não tem uma agenda muito estruturada. O tratamento não permite isso. É natural que ele esteja se recuperando e se recolha", explicou sua assessoria de imprensa.