No Rio, coros contra Renan e Rodrigo Maia

Fernanda Krakovics

 

 

Protesto em Copacabana foi a favor de pacote anticorrupção

 

Uma multidão se reuniu ontem de manhã na Avenida Atlântica, em Copacabana, para protestar contra a desfiguração, promovida pela Câmara, do projeto de lei de iniciativa popular com dez medidas contra a corrupção. O mote da manifestação foi a defesa da operação Lava-Jato e do juiz Sérgio Moro.

Os manifestantes ocuparam as duas pistas da Avenida Atlântica, além das calçadas e parte da areia da praia do quarteirão entre as ruas Xavier da Silveira e Miguel Lemos. Participantes do protesto ainda se espalharam, mais dispersos, por outros três quarteirões. Nem a Polícia Militar nem os organizadores divulgaram estimativa de público.

Os principais alvos foram os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os coros “Fora, Renan” e "Rodrigo Maia, pode esperar, sua hora vai chegar” foram entoados várias vezes.

Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também entraram na mira dos manifestantes. O primeiro, por ter suspendido, com um pedido de vista, o julgamento do processo que impede réus em ações penais de ocupar cargos na linha sucessória da Presidência da República.

Já Gilmar Mendes foi criticado por defender as mudanças, feitas pela Câmara no pacote anticorrupção, além da proposta para punir integrantes do Judiciário e do Ministério Público por abuso de autoridade.

— É mentira que o povo assinou as dez medidas anticorrupção no Viaduto do Chá sem saber o que estava assinando — disse Adriana Balthazar, coordenadora do movimento Vem Pra Rua no Rio, em referência a uma declaração de Gilmar Mendes.

Os manifestantes atacaram ainda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entoando: “Lula na cadeia”.

O protesto teve três carros de som. O que reuniu mais gente foi o primeiro, do Vem Pra Rua, que criticou políticos e defendeu a Lava-Jato. O segundo carro de som era a favor da intervenção militar, enquanto o terceiro defendia a instituição da monarquia no Brasil.

A manifestação começou com chuva, às 10h, mas depois o tempo melhorou e o sol saiu.

Manifestantes leram, no carro de som do Vem Pra Rua, o nome dos deputados e senadores do Rio que votaram contra e a favor das dez medidas contra a corrupção. O mais aplaudido foi o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Alessandro Molon (Rede-RJ) foram vaiados, mesmo tendo apoiado o pacote anticorrupção.

 

 

O globo, n. 30436, 05/12/2016. País, p. 05.