Correio braziliense, n. 19521, 05/11/2016. Opinião, p. 11

O meio ambiente

Por: DOM JOSÉ FREIRE FALCÃO

 

Celebra o salmista: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” (Sl. 19,1). Ou nas palavras poéticas de Charles Peguy: ‘Eu esplendo de tal modo na minha criação. Nas profundezas do mar, nos abismos salgados. Nas profundezas tenebrosas. Nos relâmpagos do céu tempestuoso, Quando o céu está profundamente carregado,

E mais parece rasgar-se em ziguezagues de luz. No estrondo do trovão que é um rasgão no céu. E no rolar do trovão longínquo” (Os portais do mistério da segunda virtude, Ed. Paulinas, p. 130 ). Mas a ação criadora de Deus está seriamente ameaçada em nosso país. Referindo-se à Amazônia, o papa Francisco afirma: “Quando as florestas são queimadas ou derrubadas para desenvolver cultivos, em poucos anos perdem-se inúmeras espécies, ou tais áreas transformam-se em áridos desertos” (Encíclica Laudato si, 38 ), por interesses financeiros das multinacionais. Ameaçado está o conjunto do planeta e o futuro da humanidade”.“Por nossa causa, milhares de espécies já não darão glória a Deus com a sua existência, nem poderão comunicar nos a sua própria mensagem”( papa Francisco, ibid.,33 ). “Deus deu-nos de presente um exuberante jardim, mas estamos a transformá-lo numa poluída vastidão de ruínas” ( papa Francisco,Mensagem para o Dia mundial de oração pelo cuidado da criação). Em sua doutrina social, a Igreja nos convida a eliminar os fatores de poluição do meio ambiente e a assegurar para todos condições de higiene e saúde. O papa Francisco, em união com as Igrejas Ortodoxas, acrescentou a oitava obra de misericórdia corporal: “O cuidado da casa comum por simples gestos quotidianos, polos quais quebramos a lógica da violência, da exploração , do egoísmo” . E a oitava obra de misericórdia espiritual: “A grata contemplação do mundo que nos permite descobrir qualquer ensinamento que Deus quer nos transmitir por meio de cada coisa”. Bartolomeu I, da Igreja ortodoxa, citado pelo papa, afirma como dever: “Respeitar escrupulosamente o mandamento primordial de preservar a criação de todo o mal para o nosso bem como o bem de todos os seres humanos” (Mensagem para o Dia de

Oração pela salvaguarda da criação, 1º de setembro de 1997). Não podemos esquecer o belo ensinamento da V Conferência-Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida, em maio de 2007: “No desígnio maravilhoso de Deus, o homem e a mulher são convocados a viver em comunhão com Ele, em comunhão com eles e com toda a criação. O Deus da vida encomendou ao ser humano sua obra criadora para que ‘a cultivasse e a guardasse’” (Gn 2,15 ). Jesus conhecia bem a preocupação do Pai pelas criaturas que Ele alimenta (cf Lc 12,24) e embeleza (Cf. Lc 12.27). E enquanto andava pelos caminhos de sua terra não só se detinha para contemplar a beleza da natureza, mas também convidava seus discípulos a reconhecer a mensagem escondida nas coisas (cf Lc 12,24- 27; Jo 4,35). As criaturas do Pai dão glória “somente com sua existência”, e por isso o ser humano deve fazer uso delas com cuidado e delicadeza” (470). Se é vontade de Deus que o ser humano explore a natureza em seu benefício, devemos ,contudo, fazê-lo sem abusar e sem danificá- la. Como criaturas de Deus, especialmente nós cristãos, devemos comprometer nos com a preservação do meio ambiente e dos recursos da natureza. No projeto salvífico deDeus está a sua preservação. Ao instituir o Dia Mundial de Oração pelo cuidado da criação (1º de setembro), o papa Francisco tinha em mente que “a crise moral e espiritual está na base dos problemas ambientais e da degradação”. Agradeçamos ao Senhor comestes versos de nosso poeta Alphonso de Guimaraens Filho,  em o Irmão, ed. Agir, p. 97 ): “Bendizei ao Senhor, humildes pedras, Pois foi sobre pedra Que Cristo edificou a sua Igreja. E vós, água, e vós, pássaros, e vós, luz primitiva ,inocente, sensível, Bendizei ao Senhor!”.... Oh, minha noite estrelada eu te criei primeiro. Tu que adormeces, tu que amortalhas já em uma sombra eterna Todas as minhas criaturas As mais inquietas, o cavalo fogoso, a formiga laboriosa E o homem este monstro de inquietude....” E tenhamos nos lábios a oração pela nossa terra do papa Francisco: “Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor, para cuidarmos da vida e da beleza... Curai a

nossa vida para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. (...)