Avança acordo entre Brasil e EUA para aposentadoria

Henrique Gomes Batista

09/12/2016

 

 

Com parceria, tempo trabalhado num país será considerado por outro

 

-WASHINGTON- A Casa Branca informou ontem ao Congresso Americano a conclusão de mais uma etapa do acordo com o Brasil na área de Previdência Social. Na prática, esta parceria impede a bitributação de pessoas que, em algum momento da vida, chegaram a trabalhar nos dois países, além de fazer com que o tempo trabalhado em uma nação seja levado em conta para aposentadoria no outro país.

A medida, negociada por Dilma Rousseff com Barack Obama em junho de 2015, deve beneficiar até 1,4 milhão de brasileiros que trabalham ou já trabalharam nos EUA, segundo informou o Palácio do Planalto na época da assinatura do acordo.

O Brasil já tem acordos semelhantes com países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, El Salvador, Espanha, Paraguai, Portugal, Equador, Alemanha, Bélgica, Canadá, França, Cabo Verde, Grécia, Itália, Japão e Luxemburgo. E negocia com Coreia do Sul, Israel, Moçambique e Suíça. EUA, por sua vez, têm acordo com a maioria dos países da União Europeia, Austrália, Canadá, Chile e Japão, entre outros.

 

 

O globo, n. 30440, 09/12/2016. Economia, p. 21.