Título: Lula não vê a hora de voltar aos comícios
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 22/11/2011, Política, p. 4

Ao ser hospitalizado para a segunda sessão de quimioterapia contra um tumor na laringe, ex-presidente demonstra animação, faz brincadeiras e diz que está "louco" para discursar

São Paulo — De volta ao Hospital Sírio-Libanês para a segunda sessão quimioterápica do tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou aos médicos dos pesados efeitos colaterais dos medicamentos. Ele disse sentir muitos enjoos e cansaço, mas, apesar das queixas, manteve o bom humor e chegou a brincar ao dizer que está "louco" para fazer um discurso e reencontrar o povo. Ele chegou ao hospital pouco depois das 8h, acompanhado de um assessor e da esposa, Marisa Letícia.

O boletim médico de poucas linhas divulgado pelo hospital no início da noite afirma que "essa segunda sessão do tratamento acontece sem nenhuma intercorrência, e o paciente encontra-se bem". À tarde, o ex-presidente recebeu a visita do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ao sair da instituição, o ministro disse que Lula "está brincalhão, falando de futebol e de política". "Gostei muito de vê-lo. Saio daqui animado porque a gente sabe que nesse tipo de enfermidade a cabeça e o espírito contam muito. Ele está inteiro, confiante e doido para voltar aos comícios", disse Carvalho, acrescentando que dois assuntos dominaram a conversa: futebol e a entrevista que o ator Reynaldo Gianecchini deu ao Fantástico, na noite de domingo. O petista contou ter ficado bastante emocionado com o depoimento do artista, que luta contra um linfoma.

O ex-presidente ainda perguntou aos médicos e às enfermeiras para que time eles torciam. Quando alguém respondia Palmeiras ou São Paulo, Lula, corintiano fanático, fazia provocações, especialmente devido à vitória de virada de sua equipe sobre o Atlético-MG, por 2 x 1, no domingo — o resultado manteve o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro. "Depois do gol do Adriano, Lula ficou muito feliz. Ele já começou a conversa me provocando, porque sou palmeirense", brincou Carvalho.

O ministro disse ainda que Lula deu palpites sobre o governo de Dilma Rousseff. "Ele acha que precisa repercutir melhor o programa de benefício para deficientes (lançado por Dilma na semana passada). Lula também está preocupado com os rumos da economia internacional e faz comentários de forma mais genérica", relatou Carvalho.

Frei Chico Antes de receber doses de medicamentos quimioterápicos, ele fez exames para avaliar seu quadro clínico. Ao caminhar pelos corredores do Sírio-Libanês, ouviu de um funcionário que, careca, ficou muito parecido com o seu irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Lula riu e disse que sempre se achou mais bonito que ele. Além de Carvalho, visitou o ex-presidente ontem Paulo Okamotto, ex-presidente do Sebrae e atual diretor do Instituto Lula.

Segundo a equipe médica que cuida do ex-presidente, ele será submetido a um exame clínico na segunda semana de dezembro para verificar se o tratamento alcançou os resultados esperados. Pelo cronograma de tratamento, Lula vai sair hoje ou amanhã do hospital e faz a terceira sessão do tratamento quimioterápico em 21 dias.