Título: Alemanha preocupa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 24/11/2011, Economia, p. 20

Londres e Berlim — Um das piores resultados em leilões de vendas de bônus da Alemanha desde a introdução do euro gerou preocupação de que a crise de dívida pode estar começando a ameaçar Berlim. A agência de dívida alemã ofereceu 6 bilhões de euros, mas conseguiu colocar apenas 3,6 bilhões no mercado, com juros de 1,98% ao ano. O desinteresse dos investidores obrigou o Bundesbank, o banco central alemão, a comprar o lote restante de 2,4 bilhões de euros — 39% do total.

"É um desastre total e completo", disse Marc Ostwald, estrategista da Monument Securities em Londres. "Foi o pior leilão descoberto que nós vimos neste ano." Logo após o resultado, os juros pagos pelos papéis alemães de 10 anos no mercado secundário subiram para 1,965% ao ano, ante 1,917% na terça-feira, e as cotações do euro e as bolsas de valores europeias passaram a cair. A agência de dívida avaliou que a demanda fraca refletiu o nervosismo nos mercados, mas não uma piora dos indicadores econômicos do país. "O governo não tem problemas de refinanciamento", acrescentou Martin Kotthaus, porta-voz do ministro de Finanças, Wolfgang Schaeuble.

A fatia de bônus que teve que ser absorvida pelo Bundesbank foi bem maior do que a média de 17,83% registrada nos leilões deste ano. Para muitos analistas, o fracasso foi um sinal perigoso de que o ativo mais seguro da Zona do Euro pode estar perdendo seu apelo entre os investidores. Segundo o analista chefe do Danske Bank, Jens Peter Sorensen, a fraca demanda reflete "uma profunda desconfiança no projeto do euro, mais que em relação aos bônus do governo alemão especificamente".