Título: Sucessão entre aliados
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 06/12/2011, Política, p. 2
O novo ministro do Trabalho, Paulo Roberto dos Santos Pinto, era conhecido no ministério como "cão de guarda" de Carlos Lupi, que pediu demissão no domingo alvejado por escândalos. Paulo Roberto foi assessor especial de Lupi, secretário executivo substituto e, a partir de junho de 2010, secretário executivo titular da pasta. Cabia a ele monitorar as ações de subordinados a Lupi.
Paulo Roberto é de estrita confiança de Lupi, e foi assim que ele — funcionário do Banco do Brasil desde 1988 — chegou ao ministério, em 30 de maio de 2007. Agora, é o ministro interino do Trabalho, conforme decisão da presidente Dilma Rousseff publicada ontem no Diário Oficial da União. Na prática, é como se Lupi continuasse ministro, segundo pedetistas ouvidos pelo Correio.
O hoje ministro interino já chegou forte ao Ministério do Trabalho. Assessor especial, exerceu a função de secretário executivo substituto até assumir definitivamente o cargo. Quando era o titular do posto número dois do ministério, o hoje deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) reclamava da força de Paulo Roberto. Costumava dizer que o assessor mandava mais do que ele. Paulo Roberto virou secretário titular quando André saiu para se candidatar a deputado. Passou a ser acionado constantemente por Lupi para apagar os incêndios do ministério, principalmente no que diz respeito aos convênios firmados para capacitação. Era o secretário o responsável por redigir as explicações para as irregularidades apontadas.
Do grupo de Lupi, outro nome forte que pode permanecer até a reforma ministerial de janeiro é Carlo Roberto Simi, secretário de Políticas Públicas de Emprego e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Simi entrou no ministério em fevereiro de 2009 para exercer o cargo de diretor de Qualificação. Virou secretário e foi indicado para presidir o Codefat — responsável pela destinação de R$ 30 bilhões num único ano — de 2011 a 2013. Simi foi substituído na Diretoria de Qualificação por Ana Paula da Silva, também aliada de primeira ordem de Lupi e pré-candidata à prefeitura de Bombinhas (SC).