Título: Casos caíram em três regiões
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 06/12/2011, Brasil, p. 7

A sondagem do Ministério da Saúde revelou os criadouros predominantes de foco de reprodução do Aedes aegypti por regiões. Na Centro-Oeste, os locais de maior incidência são os de abastecimento de água (42,35%), como caixas de água, tambores e poços. O mesmo ambiente é predominante no Nordeste (72,1%). Já nas regiões Sul e Norte, as incidências se concentram nos resíduos sólidos de lixo, com 45,5% e 44,4%, respectivamente. No Sudeste, a maior concentração acontece nos depósitos domiciliares (vasos, pratos, ralos, lajes e piscinas).

Segundo o MS, houve uma redução de 25% dos casos suspeitos de dengue em todo o país de 2010 para 2011 —caindo de 985.720 para 742.364. Já os casos de dengue diminuíram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O Ministério da Saúde afirmou que pretende repassar, ainda neste ano, R$ 90 milhões para 989 municípios brasileiros para a qualificação das ações de prevenção e controle da doença.

O ministro Alexandre Padilha ressalta que a sondagem feita pela pasta é uma ferramenta para que as cidades tenham conhecimento da situação dos focos de reprodução do mosquito da dengue na véspera do período de maior incidência dos casos — de janeiro a maio. "Quem está de alerta deve agir de forma mais intensa, sabendo que mais de 80% dos focos estão dentro da casa das pessoas. Quem está em risco iminente de surto deve se preparar para começar a agir neste momento", reforçou. De acordo com o levantamento, três capitais estão em situação de risco: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. (LL)