Título: Exportações anteriores
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 06/12/2011, Brasil, p. 8

O primeiro contêiner carregado com lixo hospitalar foi interceptado pela Receita Federal em 11 de outubro deste ano. Os resíduos eram provenientes dos Estados Unidos, assim como os presentes no segundo contêiner, descoberto dois dias depois no mesmo porto, o de Suape (PE).

As lojas que revendiam os resíduos foram fechadas, a Polícia Federal (PF) passou a investigar o episódio e o Ibama multou em R$ 6 milhões a empresa pernambucana que importou o lixo.

Outros dois episódios de exportação de lixo para o Brasil ocorreram nos últimos dois anos. Um carregamento produzido na República Tcheca e exportado da Alemanha para o Brasil foi devolvido à origem em 21 de agosto de 2010.

O contêiner, com 22t de lixo, foi interceptado no Porto de Rio Grande (RS). O Ibama multou as empresas importadora e transportadora em R$ 1,9 milhão.

Em junho de 2009, cerca de 2 mil toneladas de lixo vindas da Inglaterra foram interceptadas nos portos de Rio Grande, Caxias do Sul (RS) e Santos (SP), um dos casos mais rumorosos já registrados no país. Ao todo, foram apreendidos 89 contêineres. (VS)