Título: Meta é 40 UPPs
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 26/11/2011, Cidades, p. 35

Em 19 de dezembro de 2008, a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro instalou a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado. Com o intuito de fazer um trabalho conjunto entre representantes da segurança pública e moradores de favelas consideradas perigosas, a primeira UPP foi instalada no Morro Santa Marta, no bairro de Botafogo. Um prédio de quatro andares, antes ocupado por uma creche, acabou transformado em um quartel para 123 policiais militares e organizações não governamentais (ONGs), que promovem trabalhos sociais com moradores da comunidade e das localizadas próximas.

Hoje, o Rio de Janeiro tem 18 UPPs. A posse militar mais recente aconteceu na primeira quinta-feira do mês, no Morro da Mangueira. A próxima deve ser instalada na favela da Rocinha, a maior do Brasil e em poder de traficantes há mais de 30 anos. O local foi ocupado no último dia 13, durante uma operação com blindados da Marinha, helicópteros e militares dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Rio, a Rocinha continua na posse do Estado, que faz estudos para a instalação da UPP. Durante a comemoração da ocupação dos policiais, o secretário estadual de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que a meta é chegar a 40 UPPs. Atualmente, cerca de 3,3 mil policiais estão cedidos aos novos modelos de segurança. O governo do Rio de Janeiro garante que 1,3 milhão de pessoas são beneficiadas com o sistema.