Lula diz não saber se Cunha indicou Zelada

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem desconhecer a suposta participação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na nomeação do engenheiro Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobrás e na compra do campo de petróleo de Benin, na África. Lula prestou depoimento como testemunha de defesa do peemedebista.

Foi a primeira vez que Lula e Sérgio Moro, juiz federal responsável pelos processo da Operação Lava Jato na primeira instância, estiveram “frente a frente”.

O petista falou por videoconferência, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ao magistrado, em Curitiba. Lula respondeu a perguntas da defesa de Cunha e do Ministério Público Federal.

Cunha foi preso preventivamente por ordem de Moro em 19 de outubro, em Brasília. O peemedebista arrolou Lula como uma de suas testemunhas na ação penal que responde perante a 13.ª Vara Federal, de Curitiba.

Na lista de testemunhas também está o presidente Michel Temer (PMDB), que responderá por escrito a questionamentos feitos por Cunha. A nomeação de Zelada foi alvo das perguntas de Cunha a Temer.

O ex-presidente da Câmara é acusado de ter solicitado e recebido, entre 2010 e 2011, no exercício de sua função como parlamentar e em razão dela, vantagem indevida, relacionada à aquisição, pela Petrobrás do campo em Benin. Cunha é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fraudulenta de divisas pela manutenção de contas secretas na Suíça.