O Estado de São Paulo, n. 44977, 08/12/2016. Metrópole, p. 20
Câmara dos Deputados aprova texto principal da reforma do ensino médio
Oposição ainda tentou sem sucesso barrar votação, alegando pouco debate; texto flexibiliza carga horária, deixando estudante escolher parte da formação. Destaques ainda serão analisados, incluindo a obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia
Por: Luísa Martins
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma do ensino médio, mas deixou para a semana que vem a apreciação de destaques, trechos sugeridos pelas bancadas e parlamentares que ainda podem modificar o projeto enviado pela gestão Michel Temer. O placar, na noite de ontem, foi de 263 a 106, além de 3 abstenções (quórum de 372).
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que a votação das sugestões deverá ocorrer na manhã da terçafeira.
Serão apresentadas emendas como a da obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia durante os três anos do ensino médio, a exemplo de Português, Inglês, Matemática (que estavam no texto original), Artes e Educação Física – adicionadas pelo relator na comissão mista, senador Pedro Chaves (PSC-GO).
A reunião em plenário teve como marca a tentativa de obstrução por parte da oposição. Foram apresentados três requerimentos para tirar a medida provisória da pauta, sob o argumento de que a matéria, por afetar a vida de milhões de jovens brasileiros, exige mais discussão com a sociedade. Todos os requerimentos foram rejeitados.
“Essa reforma não responde às necessidades de mudanças substanciais da educação brasileira.
Por isso, precisamos verificar item a item, opinar item a item”, criticou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).
A discussão da MP só contou com a participação de seis parlamentares, o que durou menos de meia hora – o governo apresentou requerimento para encerrar a etapa das discussões e a oposição acabou vencida, mas com o discurso da “falta de debate” fortalecido. Maia anunciou que todos os destaques – segundo a Secretaria Geral da Mesa, até o momento são 13 – terão votação nominal, ou seja, todos os deputados presentes deverão votar, em vez de apenas contar os votos encaminhados pelas bancadas.
Presidente da comissão mista que analisou a matéria – e a aprovou por 16 a 5 – o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que a reforma não era “perfeita”, mas “um passo importante para reverter os baixos índices de desempenho educacional do País”.
Aprofundamento. Mesmo defensores das mudanças no ensino médio se mostraram “preocupados” com a tramitação. “O relatório aprovado não aprimora o suficiente a proposta original enviada pelo MEC (Ministério da Educação)”, diz Priscila Cruz, fundadora e presidente executiva do movimento Todos Pela Educação.
“Tornar novamente obrigatórias algumas disciplinas e alterar as cargas horárias da parte diversificada e a do conteúdo comum continuam no texto sem que a discussão da Base Nacional Comum Curricular tenha sequer chegado ao Conselho Nacional de Educação para ser finalizada”, diz Priscila.
“Não faz sentido, em pleno século 21, quando temos tantas metodologias pedagógicas consagradas e inovadoras, pensar o currículo escolar em porcentagem de tempo. Quem define isso é a escola, não uma Lei. Assim, falar em 40% ou 60% pode ser mais uma daquelas regras que ‘não pegam’.” O texto aprovado divide o conteúdo do ensino médio em duas partes: 60% para disciplinas comuns a todos, a serem definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e 40% para que o aluno aprofunde seus conhecimentos em uma área de interesse, entre as opções Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Profissional.
Originalmente, Na MP, o governo federal defendeu uma divisão 50% a 50%.
Outro pilar da medida provisória é ampliar a oferta de turno integral de 800 horas para 1,4 mil horas anuais, mediante financiamento da União junto aos Estados e ao Distrito Federal durante dez anos.
Apesar da expectativa inicial de ver tudo resolvido até o fim da noite, incluindo emendas e destaques, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEMPE), que acompanhou toda a sessão, não reclamou do resultado.
“A participação do Parlamento, sempre positiva e bemvinda, agregou ao texto. A aprovação está ao encontro do que esperávamos: um ensino médio mais flexível, que valorize o protagonismo do jovem na sua própria trajetória.” Senado e sanção. Depois da votação dos destaques na Câmara, o texto seguirá para apreciação no plenário do Senado. Se passar, vai à sanção da Presidência da República. O prazo final para todo esse processo é dia 3 de março. / COLABOROU ISABELA PALHARES
MUDANÇAS
● Reforma do ensino médio só deve começar a valer em 2019 ou 2020
Como é hoje
Conteúdos obrigatórios dos três anos do ensino médio
100% DA CARGA HORÁRIA GRADE COMPOSTA POR 13 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
60% DA CARGA HORÁRIA CONTEÚDO OBRIGATÓRIO DE TODAS AS DISCIPLINAS, A SER DEFINIDO NA BASE NACIONAL COMUM (CURRÍCULO)
LINGUAGENS
Português
Artes
Educação Física
Inglês
CIÊNCIA DA NATUREZA
Química
Física
Biologia
CIÊNCIAS HUMANAS
História
Geografia
Sociologia
Filosofia
MATEMÁTICA
Matemática
Como fica
Disciplinas são reunidas em quatro grandes áreas do conhecimento
40% DA CARGA HORÁRIA PERCURSO FORMATIVO FLEXÍVEL, A SER ESCOLHIDO PELO PRÓPRIO ALUNO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ENTRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
LINGUAGENS
CIÊNCIA DA NATUREZA
CIÊNCIAS HUMANAS
MATEMÁTICA
Carga horária anual do ensino médio 800 horas
Meta de carga horário anual em cinco anos 1.000 horas
Meta final (sem prazo estabelecido) 1.400 horas