Título: Preparativo para a Copa do Mundo
Autor: Brito, Maíra de Deus
Fonte: Correio Braziliense, 27/11/2011, Cidades, p. 35

O Estádio Bezerrão, no Gama, recebeu um público diferente do habitual na manhã de ontem. Em vez de atletas e torcedores, a equipe do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) ocupou as arquibancadas e a área externa das instalações para uma simulação visando a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. O major Átila Gomes Nascimento, responsável pela unidade, informou que foi a primeira a atividade desse tipo.

"Nunca tivemos um incidente de maior gravidade em um local como esse, então, é preciso se adequar. O trabalho envolve praticamente só o Corpo de Bombeiros, mas pretendemos fazer algo multidisciplinar. Dentro da necessidade, podemos chamar outros órgãos, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Departamento de Trânsito (Detran) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)", explicou o oficial.

O treinamento envolveu combate a incêndio, desmoronamento e intoxicação. Na primeira ação, os bombeiros simularam um atendimento na área nas arquibancadas. O fogo teria começado após um curto-circuito, e o local acabou evacuado. Em seguida, um torcedor lançou um artefato com ácido clorídrico na torcida. Isso intoxicou algumas pessoas, que foram levadas a postos de apoios na parte externa. Por último, os militares removeram vítimas de um desmoronamento em parte das arquibancadas. A operação contou com a ajuda de cães farejadores.

Além do 16º GBM do Gama, a operação mobilizou equipes de busca e salvamento, de atendimento pré-hospitalar, de proteção ambiental e de prevenção e combate a incêndios. "O plano é que a atividade aconteça a cada seis meses e que a frequência diminua com a proximidade da Copa das Confederações. Temos que nos adaptar às condições reais do Estádio Nacional", contou o major Átila. Com aproximadamente uma hora e meia de duração, a simulação contou com 100 militares; 70 pessoas nas equipes de apoio e voluntários; carros dos bombeiros; ambulâncias do Samu e resgate aéreo com helicóptero.