Temer diz que quer ser 'o maior presidente do NE'

Carlos Nealdo

28/12/2016

 

 

Em viagem a Alagoas, peemedebista anuncia recursos para a construção de reservatórios

 

O paulista Michel Temer disse ontem que pretende, ao fim do mandato, ser reconhecido como “o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil”. A declaração foi dada em Alagoas, na primeira visita oficial do peemedebista ao Estado após tomar posse.

Foi a segunda viagem de Temer ao Nordeste em dezembro. No início do mês, ele esteve em Pernambuco e no Ceará.

A “ofensiva” sobre a região ocorre como forma de tentar neutralizar a movimentação de potenciais candidatos à sucessão presidencial de 2018. O exgovernador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tenta atrair governadores petistas nordestinos para sua candidatura, ao passo que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), articula uma aliança com o PSB, que governa Pernambuco e Paraíba.

Ontem, Temer anunciou a entrega de recursos para a construção de 133,5 mil reservatórios e cisternas. “Se, até o final do meu mandato, conseguir levar água para o Nordeste, já estarei satisfeito”, afirmou o peemedebista, lembrando que as obras de transposição do Rio São Francisco, cujo trecho leste deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2017, começaram há 15 anos.

Em discurso, Temer admitiu que o País está em uma “grande recessão”, e disse que, para combatê- la, é necessária a interlocução com Congresso. “Graças a Deus e graças à compressão do Congresso, medidas (do Executivo) são apoiadas com índice superior a 88%, o maior apoio em todos os tempos”, disse, citando números do Basômetro, ferramenta do Estadão Dados que mede a fidelidade dos parlamentares ao governo federal. / COLABORARAM ELIZABETH LOPES, GUSTAVO PORTO E CARLA ARAÚJO

 

PARA LEMBRAR

Natural de Tietê, no interior de São Paulo, Michel Temer é o primeiro paulista a conquistar a faixa presidencial após 110 anos. Desde Francisco de Paula Rodrigues Alves, que governou de 1902 a 1906, um paulista não era o titular da Presidência. Em 1930, o paulista Júlio Prestes foi eleito, mas a ascensão de Getúlio Vargas impediu sua posse.

 

 

O Estado de São Paulo, n. 44997, 28/12/2016. Política, p. A7.