O Estado de São Paulo, n. 44987, 18/12/2016. Política, p. A6

De volta à penitenciária de Bangu, Cabral é recebido com fogos

Ex-governador do Rio, preso sob suspeita de ter cobrado propinas, deixou a carceragem da PF em Curitiba ontem de manhã

Por: Mariana Sallowicz

 

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) deixou ontem cedo a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, e foi transferido de volta para o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio. À sua chegada, no final da tarde, foi recebido com queima de fogos e até champanhe por seus adversários políticos.

O retorno foi determinado pelo desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região. Cabral foi preso há um mês pela Operação Calicute, por suspeita de ter cobrado propina de empreiteiras quando era governador.

Detido inicialmente em Bangu, ele havia sido levado para Curitiba por determinação do juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal, após suspeita de irregularidades nas visitas à sua cela.

Ao definir seu retorno ao Rio, o magistrado ordenou que ele ocorresse “sem prejuízo de que as autoridades judiciárias, do Ministério Público e da Secretaria de Administração Penitenciária prossigam na apuração das infrações”.

Cabral foi denunciado por associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, acusado de ter recebido propina de pelo menos R$ 2,7 milhões da Andrade Gutierrez, entre 2007 e 2011, referente às obras do Comperj.