Título: Hoje é dia de PAS
Autor: Alcântara, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 03/12/2011, Cidades, p. 34

Mais de 56 mil estudantes prestam neste fim de semana as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), processo seletivo que permite o ingresso na Universidade de Brasília (UnB). Os alunos iniciantes do ensino médio fazem hoje a primeira das três etapas da seleção. Amanhã será a vez dos estudantes do segundo e do terceiro anos. Nos dois dias, as provas começam às 13h. Os inscritos na primeira e na terceira etapas terão cinco horas para responder às duas partes da prova: uma é dedicada à língua estrangeira e a outra engloba questões de artes cênicas e visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, música, química e sociologia. Alunos da segunda etapa são os únicos que não farão a redação, e terão uma hora a menos para concluir o exame.

Esta é a 15ª vez que a prova é aplicada e, neste ano, o programa sofreu mudanças. As principais delas exigem mais da capacidade de escrita dos candidatos. Cada uma das provas deverá ter, no mínimo, quatro questões tipo D, isto é, perguntas discursivas que avaliam a habilidade de elaboração de textos. A redação em língua portuguesa, que era eliminatória, agora também tem caráter classificatório, e vale 10% na definição do argumento final do aluno. Antes exclusivo para estudantes formandos, o exame de escrita também será aplicado na primeira etapa do processo — os alunos do segundo ano farão a redação a partir de 2012.

Os concorrentes do subprograma 2011 serão os primeiros a lidar com as modificações da avaliação. Um deles é Marina Bafutto, 15 anos, que faz hoje a etapa inicial do exame. Ela diz não temer as questões discursivas, porém, a adolescente ainda estranha as regras do Cespe. Além de serem mais extensas que as avaliações aplicadas em sala de aula, as provas do PAS não admitem o uso de lápis, borracha ou calculadora. "Nas provas da escola risco até a carteira porque não tem espaço para os cálculos no papel. No PAS, se eu errar, não tenho nem como apagar", reclamou a aluna.

Aspirante ao curso de medicina, Marina só poderá levar para a prova uma caneta esferográfica preta, único material permitido para a resolução da prova. Alunos que portarem qualquer outro tipo de ferramenta de escrita ou objeto eletrônico no dia do exame serão eliminados. Não podem entrar em sala de aula aparelhos como celulares, máquinas fotográficas, pendrives, gravadores, notebooks, tablets e até mesmo controles de alarmes de carros e relógios. Os estudantes poderão guardar os itens proibidos em sacos lacrados.

Concorrência Os 12.294 candidatos da terceira etapa concorrem a 2.092 vagas na instituição federal, o equivalente a metade das oportunidades disponíveis para o 1º semestre de 2012. O restante das vagas é voltado para os alunos que prestam o vestibular na próxima semana. Este ano, a concorrência atinge quase seis pessoas por vaga. O curso mais disputado é medicina, com uma demanda de 27,72 alunos para cada uma das 18 oportunidades disponíveis.

Um dos quase 500 estudantes que pretendem ingressar na carreira médica por meio do PAS é Gabriel do Amaral, 18 anos, aluno do cursinho Sentido Único. Além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele já prestou dois vestibulares para o curso de medicina na UnB, um deles como treineiro no segundo ano. Há uma semana, ele também tentou uma das vagas na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e ainda planeja fazer os processos para as universidades federais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás, se necessário.

Mesmo com tantos planos B, o adolescente espera ser aprovado no Programa de Avaliação Seriada este fim de semana. "Seria um alívio. Cursinho é muito difícil, é preciso abrir mão de muitas coisas. Tive de voltar cedo da minha formatura porque tinha vestibular no dia seguinte", lamentou o adolescente. Para ele, a experiência que acumulou com os processos seletivos do Cespe deve ajudar na prova de amanhã. "No primeiro ano, eu não levei tão a sério. Hoje me concentro mais nos estudos e tenho mais maturidade."

PROGRAME-SE

Dias e horários das provas » Primeira etapa (subprograma 2011): Sábado, das 13h às 18h

» Segunda etapa (subprograma 2010): Domingo, das 13h às 17h

» Terceira etapa (subprograma 2009): Domingo, das 13h às 18h

» Todos os candidatos devem comparecer aos locais de prova com antecedência de pelo menos uma hora.

» Os estudantes devem levar documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e comprovante de inscrição.

» É proibido o uso de aparelhos eletrônicos, relógio, óculos escuros, chapéu, lapiseira, lápis, borracha, livros ou anotações. O candidato que for flagrado com algum desses itens será eliminado do exame.

» O candidato somente pode levar o caderno de provas da sala quando restarem menos de 15 minutos para o término do tempo destinado à realização dos exames.

» Os locais de prova podem ser conferidos no site www.cespe.unb.br/pas