Ex-primeira-dama terá órgãos doados

Rodolfo Costa e Maiza Santos

03/02/2017

 

 

Médicos detectam a falta de atividade cerebral em dona Marisa Letícia. Lula e os filhos autorizam, então,transplantes. Cerimônia de cremação - ainda sem data marcada- será realizada em São Bernardo do Campo

 

A família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o início dos procedimentos para a doação de órgãos da ex-primeira-dama Maria Letícia Lula da Silva, 66 anos. Após a realização de um exame doppler transcraniano na manhã de ontem, a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês identificou a ausência de fluxo cerebral. Ela está sem aparelhos e sem sedativos desde que os médicos detectaram a falta de atividade no cérebro.
Apesar de os exames revelarem que a ex-primeira-dama não tem mais atividade cerebral, o protocolo oficial de constatação de morte cerebral só pode ser iniciado 18 horas depois da interrupção da sedação. Ou seja, no caso de dona Marisa, isso só poderá ser feito depois das 6h de hoje. A ex-primeira-dama sofreu um acidente vascular cerebral na tarde de 24 de janeiro e permanece internada desde então. O AVC foi causado pelo rompimento de um aneurisma diagnosticado há 10 anos. A provável causa para o problema scerebral de Marisa, no entanto, pode ter sido causado por uma trombose venosa, avalia o angiologista Alcides José Araújo Ribeiro, especialista em cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal. A condição foi constatada na segunda-feira e ocorre pela formação de coágulos no interior das veias profundas, provocando obstrução do fluxo de sangue que volta para o coração.
“Ela ficou acamada e houve lentidão do fluxo venoso. O tratamento é feito com anticoagulante, mas, no caso dela, não podia usar por causa do sangramento. Foi colocado um filtro na veia feito com um tipo de metal especial, para evitar embolia pulmonar porque, se entope o pulmão, a pessoa deixa de respirar. Essa é, inclusive, causa frequente de morte de pacientes internados”, analisou Alcides.

Solidariedade
A situação de dona Marisa provocou uma comoção nacional. Amigos, familiares e políticos prestaram condolências. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso visitou Lula no Sírio-Libanês na tarde de ontem. Deputados e senadores federais petistas também compareceram ao hospital.Nas redes sociais, Lula agradeceu o apoio. “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da primeira-dama dona Marisa Letícia Lula da Silva”, disse. Em outro momento, Marisa havia declarado a intenção de ser cremada. A cerimônia de cremação será em São Bernardo do Campo (SP). Antes disso, entretanto, será necessária a avaliação de quais órgãos serão transplantados. Já está definido que as córneas serão doadas. Após o processo, será necessário verificar na lista única da Central de Transplantes quais os possíveis pacientes estão aptos a receber os órgãos de Marisa.

* Estagiária sob a supervisão de Roberto Fonseca


Médica é demitida
O Hospital Sírio-Libanês demitiu uma médica suspeita de compartilhar informações sigilosas do diagnóstico da ex-primeira-dama Marisa Letícia, horas depois de sua internação, em 24 de janeiro. Segundo o jornal O Globo, a médica reumatologista Gabriela Munhoz, 31 anos, enviou mensagens a um grupo de WhatsApp de antigos colegas de faculdade, confirmando que dona Marisa estava no pronto-socorro com diagnóstico de AVC hemorrágico de nível 4 na escala Fisher — considerado um dos mais graves — prestes a ser levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Imagens de uma tomografia também circularam em redes sociais, mas não há indícios de que tenham sido vazadas por Gabriela. Ela não quis dar entrevista.

 

 

Correio braziliense, n. 19611, 03/02/2017. Brasil, p. 7.