Título: Mercado acirrado
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 03/12/2011, Economia, p. 17

As montadoras instaladas no Brasil deverão acelerar a renovação de modelos para conquistar os consumidores num cenário em que o número de fabricantes está aumentando e o mercado interno mostra que o crescimento dos anos recentes está em franca desaceleração. Até 2014, segundo um estudo divulgado recentemente pela General Motors, o número de empresas no país deverá passar de 10 para mais de 20. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os investimentos devem chegar a cerca de US$ 20 bilhões.

Para analistas, o ingresso de novos competidores deve aumentar a pressão sobre as empresas já existentes, cujas margens de lucro deverão diminuir. "O mercado é soberano, não admite conviver com produtos velhos num ambiente de alta competitividade. Isso vai obrigar as montadoras a renovarem seus produtos mais rapidamente", disse Valdner Papa, consultor do mercado automotivo.

A preocupação com a renovação é crescente num momento em que novos e bem equipados modelos importados, principalmente da China e da Coreia do Sul, chegam ao Brasil com preços atraentes para disputar mercado com modelos que em alguns casos ultrapassam décadas do lançamento da primeira versão.