Título: História se repete
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 03/12/2011, Brasil, p. 14

Essa não é a primeira vez que o governo federal aponta divergências em informações divulgadas por agências internacionais.

No início de novembro, quando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou o Índice de Desenvolvimento Humano 2011, a ministra do Desenvolvimento Social também convocou uma entrevista de emergência. No ocasião, o Brasil figurou em 84º no ranking do IDH, entre 187 países, contrariando o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que acionou imediatamente o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Tereza veio a público esclarecer que, no Índice de Pobreza Multidimensional, o relatório usou números de 2006, o que impediu o registro de avanços significativos do país nos últimos cinco anos. “É justamente depois de 2006 que o Brasil avançou significativamente nas questões da pobreza multidimensional. A partir de 2007, incorpora-se uma parcela grande de pessoas ao Bolsa Família, há a valorização do salário mínimo, da agricultura familiar, ampliação significativa do programa Luz para Todos. Se conseguirmos incorporar os números mais recentes no próximo relatório, certamente teremos um salto muito grande”, disse, à época.