Título: A agenda gaúcha de Maia
Autor: Amado, Guilherme
Fonte: Correio Braziliense, 03/12/2011, Política, p. 10/11

Presidente em exercício recebeu prefeitos e parlamentares. Depois, discutiu com Padilha verba para hospital

Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) sentiu ontem o gosto de ser presidente por um dia inteiro, substituindo Dilma Rousseff, em viagem à Venezuela, e o vice-presidente Michel Temer, que está nos Estados Unidos. Maia recebeu o cargo de Dilma na quinta-feira e ontem aproveitou a chance de ser o primeiro mandatário do país. Em uma agenda com DNA gaúcho, Maia usou o cargo para facilitar a liberação de recursos para um de seus redutos políticos, recebeu o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e prefeitos do estado. Dizendo-se emocionado, aproveitou ainda para ir ao Congresso Nacional do PSB, no Senado Federal.

À noite, no congresso do PSB, Maia riu quando perguntaram se estava gostando de se sentar na cadeira de Dilma. "Não vou dizer que é ruim, mas também...", afirmou, interrompendo a frase com uma gargalhada. Funcionários do Palácio do Planalto ontem não disfarçavam o alívio com o temperamento mais tranquilo do presidente em exercício, se comparado com a fama de pavio curto de Dilma. Até a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, ao ser perguntada se Maia era menos bravo que Dilma, riu.

O primeiro compromisso do dia já passou pelos pampas, numa reunião de meia hora com o deputado estadual Almir Torterolli, que preside o Poder Legislativo do estado. O parlamentar levou para o presidente em exercício um relatório sobre o programa Destinos e Ações, que pretende valorizar o papel das instituições representativas. No Twitter, Torterolli festejou a "posse" de Maia. "Deputado Marco Maia no topo do país, é o coirmão chegado longe!", comemorou.

Em seguida, o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) fez uma breve visita, aproveitando para saudá-lo pelo ano legislativo. "Parabenizei pela aprovação do Código Floresta e do Supersimples. E lembrei que ele poderá voltar mais uma vez ao cargo, já que ainda tem um ano de mandato como presidente da Câmara", contou Gomes, ouvindo como resposta de Maia: "Acho que meu mandato como presidente termina amanhã".

O Rio Grande do Sul também foi tema da audiência entre Maia e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os dois conversaram sobre a liberação de verbas para a construção do hospital Santa Terezinha, em Erechim, no interior gaúcho.Um dos redutos políticos de Maia, a cidade terá seu maior hospital construído com ajuda federal. À tarde, numa reunião de cerca de uma hora, prefeitos do Rio Grande do Sul visitaram Maia e pleitearam verba para a reconstrução das cidades atingidas por enchentes em 2010. Prefeito do município Vale do Sol, Clésio Halmenschlanger afirmou ao portal RBS que foi "show" ser recebido no Palácio do Planalto.

Marco Maia usou a única caneta que sanciona leis no país. Foram quatro no total, quase todas sem grande impacto. Segundo sua assessoria de imprensa, a mais importante delas seria a que estabelece o dia 16 de março como o Dia Nacional da Consciência das Mudanças Climáticas e decretos de ajustes orçamentários, além de despachos internos que Dilma assina diariamente. Mas foi só por um dia. Hoje, ao chegar dos Estados Unidos, o vice-presidente Michel Temer fará Marco Maia voltar para seu assento na Câmara de Deputados.