Título: Sempre em evidência
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 03/12/2011, Política, p. 6

Em 2011, Fernando Henrique Cardoso apareceu na imprensa algumas vezes, dando pitaco sobre os mais variados assuntos. Criticou a discussão em torno da partilha do pré-sal, afirmou que Lula deformou seus programas sociais e chegou a opinar publicamente sobre a ocupação dos morros cariocas. O que mais chamou a atenção, entretanto, foi a aproximação com a presidente Dilma Rousseff e a defesa da regulamentação das drogas no país.

Em agosto, participou de um encontro em que Dilma se reuniu com os quatro governadores da Região Sudeste para a assinatura de parceria no Programa Brasil sem Miséria. A presidente agradeceu nominalmente a presença do ex-presidente tucano. Em setembro, Fernando Henrique elogiou, em texto publicado em seu blog, a atuação da presidente no combate à corrupção.

No mês seguinte, Dilma o recebeu no Palácio da Alvorada, com o grupo The Elders, que reúne líderes mundiais em prol dos direitos humanos.

No primeiro semestre, FHC se dedicou à divulgação do documentário Quebrando o tabu, no qual propõe uma reflexão sobre a regulamentação do uso de drogas. Ele foi âncora do filme, que entrevista autoridades e especialistas em diversos países para avaliar o que deu certo e o que deu errado.