Carro alegórico desgovernado fere 8 na Sapucaí

Vera Batista e Maria de Jesus Ribeiro

27/02/2017

 

 

 

Última alegoria da Paraiso do Tuiuti perde o controle por causa da pista molhada na Avenida e imprensa vítimas junto á grande de proteção da arquibancada. Radialista teve fratura exposta e foi levado ao Souza Aguiar em estado grave

 

 

Rio de Janeiro — Um grave acidente marcou o desfile da Paraíso do Tuiuti, a primeira escola a entrar na Marquês de Sapucaí no Grupo Especial do carnaval 2017. O último carro alegórico  perdeu o controle na Avenida e imprensou oito pessoas junto à grade de proteção que separa as escolas de samba do público. Três vítimas precisaram ser levadas para o  Hospital Souza Aguiar.


Maria de Lourdes Moura, 58 anos, teve fratura exposta nas duas pernas, traumatismo craniano e de face e está em estado grave. A fotógrafa Lúcia Melo teve traumatismo craniano leve e fratura exposta na perna esquerda; e Elizabeth JOfre quebrou o fêmur.


“Houve um esmagamento junto à grade, que poderia ter provocado um dano até maior. A gente evitou que a grade entrasse na barriga da pessoa. Todas saíram daqui conscientes”,explicou o coronel do Corpo de Bombeiros, André Luiz Teixeira Morgado. “Foi horrível. Uma das senhoras presas na grade estava desacordada, perdeu muito sangue. As pessoas ficaram desesperadas, sem saber o que fazer”, contou Mônica Ferreira, que assistia o desfile no setor 1.


O resgate dessa jornalista foi o mais dramático, já que os bombeiros tiveram que serrar a grade para conseguir retirá-la do local e levá-la até uma ambulância em direção ao Hospital. Foram momentos de tensão. Na arquibancada, a população, que até então cantava o samba da escola que conseguiu participava do desfile do Grupo Especial após vencer o acesso no ano passado, calou-se, à espera do término do resgate. Quando os bombeiros tiveram êxito, uma explosão de palmas foi ouvida na dispersão da Sapucaí.

Imprudência
“O carro que entrou estava com roda maluca (sic) na frente. Com o advento da chuva, ele pendeu para um lado e depois pendeu para o outro. Duas pessoas ficaram feridas (de forma) mais grave e as outras se feriram (de forma) mais leve”, declarou o diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba, Elmo José dos Santos. Questionado se algo parecido já havia acontecido, Elmo disse que já, em anos anteriores. E criticou o que considerou uma imprudência dos espectadores e jornalistas. “As pessoas ficam aqui acumuladas na pista e não em cima da calçada, como deveriam”.
Decorado com uma imensa Carmen Miranda, a alegoria também se chocou com a arquibancada e cabines de rádio no setor 1. Com o impacto, alguns integrantes da Paraíso do Tuiuti chegaram a cair do alto do carro. Ambulâncias precisaram entrar na Sapucaí para socorrer os feridos.


A Escola proibiu os integrantes de dar qualquer informação sobre o acidente. O motorista não teria habilitação e foi orientado a deixar o local. A destaque da Escola que estava no carro que se acidentou na pista, contudo, já havia se lamentado em uma rede social. “Muito triste, nunca mais quero desfilar”, afirmou Karen Lessa.  Um advogado da Riotur informou que carro da Tuiuti não sairia da dispersão enquanto não acontecesse a perícia, mas a Liesa alegou que isso prejudicaria os outros desfiles e o carro seria levado para uma área mais ao fundo. Policiais da 6ª DP já estavam na dispersão para a realização da investigação.


O Paraíso do Tuiuti homenageou os 50 anos do movimento Tropicália com o enredo “Carnavaleidoscópio Tropifágico”, mas não contou com as estrelas do movimento, como o cantor Caetano Veloso. Perto da meia-noite, entrou na avenida a segunda escola, a Grande Rio, que contou a vida e a trajetória da cantora baiana Ivete Sangalo. Emerson Dias, intérprete da Grande Rio, segunda escola a desfilar, lamentou o acidente com o carro da Paraíso do Tuiuti. “Os nossos sentimentos a todas as famílias que tiveram acidente esta noite. Nossas condolências porque esse é um negócio estranho que não poderia acontecer”, lamentou.

 

Programação

Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro no segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí

22h  —  União da Ilha
Entre 23h05 e 23h15  — São Clemente
Entre 0h10 e 0h30 — Mocidade Independente de Padre Miguel
Entre 1h15 e 1h45 — Unidos da Tijuca
Entre 2h20 e 3h — Portela
Entre 3h25 e 4h15  — Mangueira
Fonte: Liesa

 

 

Correio braziliense, n. 19635, 27/02/2017. Brasil, p. 4.