Título: Baixa abstenção no PAS
Autor: Maia, Flávia; Krause, Sofia
Fonte: Correio Braziliense, 04/12/2011, Cidades, p. 31

Ontem, apenas 11,7% dos candidatos faltaram às provas, o menor índice em quatro anos. Hoje, 31,5 mil fazem a segunda e a terceira etapas » » Cerca de 22 mil alunos realizaram na tarde de ontem a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), processo seletivo que permite o ingresso na Universidade de Brasília (UnB). Essa foi a edição com a menor abstenção dos últimos quatro anos. O número de ausentes foi de 11,7%. Apenas 2.958 estudantes deixaram de responder à prova por desistência ou atraso. No ano passado, quando foram quase 30 mil inscritos, o índice ficou em 12,2%. Hoje,19.342 participarão da segunda etapa e 12.294, da terceira. O início dos exames está previsto para as 13h (veja quadro).

Os estudantes que fizeram a prova ontem foram os primeiros a realizarem os testes após as mudanças anunciadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) no início do ano. Por isso, antes de começar o exame, o clima era de apreensão. Isso porque, pela primeira vez, os alunos do 1º ano do ensino médio fizeram questões discursivas e uma redação, todas em caráter classificatório. Antes das modificações, somente os estudantes do 3º ano, na 3ª etapa, é que faziam as provas dissertativas.

"Estou ansiosa, é minha primeira prova. Os simulados da escola ajudarão, mas estou nervosa", contou Luma Guerra, 16 anos, estudante do 1º ano. Para acalmá-la, a mãe, Ana Maria Guerra, 51, abraçou-a e disse palavras de conforto. O estudante João Pedro Galvão, 15, apostou na comida como forma de combater o nervosismo. Levou bolacha, refrigerante, suco, água e um salgado. "O fato de eu não ter estudado deixa a prova bem mais difícil", admitiu.

Na entrada da prova, a estudante Adriana Lopes, 15, disse acreditar que o exame seria semelhante aos simulados que fez na escola. "Por isso, acho que não será tão difícil." Depois da prova, a sensação foi de alívio, pelo menos para a estudante Safira Alvarenga, 15 anos. Por causa das questões dissertativas, ela não sabia se as cinco horas de duração do exame seriam suficientes. "Saí às 17h, deixei uma questão escrita em branco, mas, no fim, achei a prova tranquila", contou a garota. A prova começou às 13h15 e terminou às 18h15. O tema central foi o mar, inclusive na redação. As questões discursivas cobraram as disciplinas de história, geografia e matemática.

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas da primeira e da segunda etapas está prevista para a próxima quarta-feira. O gabarito preliminar da prova da terceira etapa será divulgado somente na sexta-feira. O resultado final para os candidatos aprovados na terceira etapa será divulgado na data provável de 27 de janeiro de 2012.

Este ano, os candidatos da terceira etapa vão disputar 2.092 vagas, que estão distribuídas em 96 cursos da UnB, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2012. Quatro novos cursos integram a lista: engenharia química, teoria crítica e história da arte, com 20 vagas cada um; licenciatura em educação física, com 25 vagas, no câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), e engenharia aeroespacial, com 20 vagas, no Gama.

Atrasadinhos Como de costume, minutos antes de os portões se fecharem, começou um corre-corre de estudantes atrasados. Caroline Gonçalves, 15, chegou correndo com o papel de inscrição na mão. Conseguiu entrar. Mas não tinha nenhum documento com foto para poder fazer a prova. Saiu chorando e lamentando. "Eu perdi minha carteira de identidade, pensei que poderia apresentar outro documento", afirmou. Guilherme Nunes, 15, aluno de uma escola pública de Taguatinga, chegou meia hora antes de os portões se fecharem, mas não sabia onde iria fazer a prova. "Eu não recebi o local da prova em casa, liguei e me informaram que seria aqui. Procurei meu nome na lista, mas não achei. É uma pena, espero ter mais sorte da próxima vez."

Programe-se

Veja tudo o que você precisa saber antes de se dirigir aos locais de prova

Quando Segunda etapa (subprograma 2010) Hoje, das 13h às 17h Terceira etapa (subprograma 2009) Hoje, das 13h às 18h

Horário Todos os candidatos devem comparecer aos locais de prova com antecedência de pelo menos uma hora.

O que levar Os estudantes devem levar documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e comprovante de inscrição.

O que é proibido Uso de aparelhos eletrônicos, relógio, óculos escuros, chapéu, lapiseira, lápis, borracha, livros ou anotações. O candidato que for flagrado com algum desses itens será eliminado do exame.

Caderno de provas O candidato somente pode levar o caderno de provas da sala quando restarem menos de 15 minutos para o término do tempo destinado à realização dos exames.

Locais Os locais de prova podem ser conferidos no site www.cespe.unb.br/pas. É preciso digitar o CPF e a senha.

Fonte: Cespe/UnBa