Título: Fenômeno é econômico, diz Secretaria de Educação
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 04/12/2011, Cidades, p. 29

A diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação do DF, Raphaella Rosinha Cantarino, diz que o crescimento dos alunos matriculados no sistema privado está relacionado ao aumento da renda das famílias, e não a possíveis questionamentos com relação à qualidade do ensino público. "Houve uma elevação muito grande no poder aquisitivo aqui em Brasília e isso gerou uma mudança de postura. Nos anos 1990, era muito caro manter um filho na escola particular. Hoje, a realidade mudou", afirma.

Raphaella argumenta, entretanto, que não conhecia os dados do censo do IBGE e, por isso, não poderia fazer comentários sobre os percentuais de expansão das redes pública e privada. De acordo com a diretora, os melhores alunos das escolas públicas ganham bolsa e são atraídos para o sistema particular. "Tivemos uma escola cujo time de futebol foi campeão de um grande torneio. Veio uma escola privada e ofereceu bolsa a todos eles. Isso acontece sempre e acaba estimulando outros pais a também mudarem seus filhos de uma instituição para outra", afirma a diretora.

"As pessoas precisam saber que a escola pública não é gratuita, ela é financiada com os impostos pagos por todos os brasileiros. E há muitas instituições do governo com grande nível de qualidade. Um aluno de São Sebastião foi finalista de um concurso de redação do Senado. Isso mostra que não é possível fazer generalizações", defende a diretora da Secretaria de Educação. (HM)