Conselheiros do TCE-RJ vão para Bangu

Julia Affonso / Mateus Coutinho / Luiz Vassallo

31/03/217

 

 

Eles são alvo da Operação O Quinto do Ouro; presidente da corte está em prisão domiciliar

 

 

Os quatro conselheiros e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) presos anteontem na Operação O Quinto do Ouro foram transferidos ontem para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.

O vice-presidente da corte de contas, Domingos Brazão, os conselheiros José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e José Nolasco e o ex-conselheiro Aluísio Gama tiveram a prisão temporária decretada.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, o presidente do (TCE- RJ), Aloysio Neves, está em prisão domiciliar, “conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça”.

Também estão presos no Complexo de Bangu o ex-governador Sergio Cabral (PMDB) e o empresário Eike Batista, ambos alvo da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato.

Após a prisão de cinco dos sete conselheiros do Tribunal de Contas, a corte suspendeu a sessão plenária prevista para ontem “por falta de quórum”.

Também foi alvo da operação o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB). Ele foi conduzido coercitivamente para depor pela Polícia Federal (mais informações ao lado).

A operação apura a suposta participação de membros do TCE-RJ no recebimento de pagamentos indevidos oriundos de contratos firmados com o Estado, em contrapartida ao favorecimento na análise de contas/ contratos sob fiscalização na corte. / JULIA AFFONSO, MATEUS COUTINHO e LUIZ VASSALLO

 

 

O Estado de São Paulo, n. 45090, 31/03/2017. Política, p. A7.