O Estado de São Paulo, n. 45020, 20/01/2017. Política, p. A7

Corpo de Teori será velado em Porto Alegre

 

Breno Pires

 

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki deverá ser enviado a Porto Alegre assim que for resgatado e liberado pelo Instituto Médico-Legal. O pedido foi feito pela filha do ministro do Supremo Tribunal Federal, Liliana Maria Prehn Zavascki, à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. A família de Teori não quis falar com a imprensa.

Segundo assessores do Supremo, a ministra conversou mais de uma vez com a filha de Teori ontem. Cármen Lúcia se colocou à disposição e disse que o tribunal atenderia ao desejo da família em relação à realização de velório e o sepultamento. Até a conclusão desta edição, não havia a confirmação sobre se o velório ocorrerá apenas em Porto Alegre ou se haverá mais alguma cerimônia antes. O advogado Francisco Zavascki, filho de Teori Zavascki, confirmou a morte do pai, em sua página no Facebook, por volta das 18 horas. “Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”, escreveu Francisco na rede social.

Anteriormente, quando apenas se sabia que o nome do ministro do STF estava na lista de passageiros do avião de pequeno porte que havia se acidentado na tarde de ontem, em Paraty, no litoral sul do Rio, mas não se confirmava que Teori havia embarcado na aeronave, o advogado confirmou pelo Facebook a presença do pai no voo. “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”, escreveu Francisco.

Presidente. O presidente Michel Temer deve ir ao velório do ministro Teori Zavascki. Até a conclusão desta edição, o Palácio do Planalto ainda aguardava mais informações dos familiares do ministro sobre o local da cerimônia fúnebre. O presidente vai colocar à disposição da família de Teori uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer o transporte do corpo. De acordo com auxiliares do presidente, Temer considerava o ministro do Supremo “sóbrio e correto” na condução dos processos. Ainda que não tivessem uma relação íntima, havia um sentimento de respeito mútuo (mais informações na pág. A8). / COLABORARAM JULIA AFFONSO, MATEUS COUTINHO e FAUSTO MACEDO

 

Pesar

“Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”

Francisco Prehn Zavascki

FILHO DO MINISTRO TEORI ZAVASCKI ANUNCIANDO A MORTE DO PAI NAS REDES SOCIAIS