Diminuídas em um ambiente masculino

Natália Lambert

10/04/2017

 

 

Apesar de avanços pontuais nas últimas décadas, as mulheres são só 7,6% entre os militares. Preconceito, machismo e falta de possibilidade de ascensão permanecem entre os desafios. O país terá de esperar 30 anos para ter a chance de vê-las no topo da carreira

 

Bárbara (nome fictício) fez parte da primeira turma feminina da Academia da Força Aérea (AFA), iniciada em 2003. O concurso no ano anterior havia sido específico para elas e, das 20 selecionadas, a metade concluiu o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Ela, porém, não está entre as formadas. Em pouco mais de um ano e meio, passou a ser reprovada em instruções classificatórias e acabou expulsa. “Nós éramos perseguidas. E as que resistiam pagavam mais caro. Parece que a decisão de uma turma só de mulheres foi atabalhoada. Uma coisa de cima para baixo, que teve muita exposição publicitária. Tentavam colocar a gente como um exemplo de ‘tá vendo como somos legais?’, mas, lá dentro, éramos tratadas como intrusas. A questão de gênero estava em tudo, nas conquistas e nos fracassos”, denuncia.

Aos 32 anos, Bárbara conta que entrar na AFA foi a realização do sonho de uma jovem de 17 anos que achava o máximo a ideia de ser piloto de avião. Entretanto, não guarda boas memórias da experiência. “Senti muito preconceito. Era como se a nossa presença fosse um desafio à masculinidade alheia. Um exemplo são as flexões. Antes, quando as mulheres eram apenas da intendência, elas faziam com joelho no chão, mas, quando ‘inventamos’ de querer ser iguais aos homens, passaram a cobrar sem o apoio dos joelhos. Os instrutores pegavam pesado e diziam querer ver a gente chorando para nos colocar no nosso lugar de ‘mulherzinha frágil’”, relembra.

Faz 13 anos que ela deixou a Força Aérea Brasileira (FAB), e, apesar de avanços pontuais, a presença de mulheres nas Forças Armadas ainda é tema carregado de dificuldades e preconceitos. Atualmente, o sexo feminino representa 7,6% do efetivo total de militares brasileiros — 28 mil em um universo de 368 mil. O ingresso das pioneiras nas Forças Armadas se deu na Marinha, em 1980 e, na FAB, em seguida, dois anos depois. A instituição abriga o maior contingente de mulheres, de 10.892. A partir do fim da década de 1980, elas começaram a ter espaço também no Exército, mas sempre em cargos administrativos ou de formação específica, como médicas, advogadas, jornalistas. A brasileira ocupante do mais alto cargo é a contra-almirante Dalva Mendes. Alçada à posição em 2012, Dalva tem o terceiro posto mais importante da Marinha, de duas estrelas. Por lei, ela jamais alcançará a função máxima de quatro estrelas — almirante de esquadra. Segundo o próprio site da Marinha, as mulheres oficiais têm acesso aos postos de oficial-general a vice-almirante.

Posto máximo
Uma pequena evolução acontece aos poucos entre os militares. Uma das principais causas é a Lei nº 12.705/2012, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, que obriga a inclusão de candidatas nas escolas de formação e dá prazo de cinco anos para isso acontecer, por exemplo, no Exército. Diferentemente de outros países, elas ainda não poderão atuar na linha de frente de combate, mas ficarão em posições de apoio. Diante da legislação, a Marinha abriu, em 2014, a primeira turma feminina da Escola de Formação de Oficiais, a Escola Naval (EN), com 12 alunas. E o Exército começa a recebê-las, em 2018, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O interesse delas foi tão grande que o concurso para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que antecede a Aman, teve concorrência de 192 candidatas por vaga.

“O principal problema é que, para se chegar ao topo da carreira, é necessário fazer academia. Todos os chefes da instituição vieram das academias e não tem hipótese de se chegar aos cargos de direção sem ser oficial de armas combatentes. Há uma relutância histórica dentro das Forças Armadas em abrir espaços para o público feminino. E o efeito prático de não se ter mulheres em postos de chefia é que as instituições vão ficando muito distantes da sociedade e da evolução contra o machismo”, comenta um capitão do Exército que prefere não se identificar. Com o recente ingresso delas nas academias, o país abre a possibilidade de uma mulher alcançar o topo da carreira em, aproximadamente, 30 anos.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Comissão de Gênero da instituição, criada em 2014, trabalha para ampliar a inserção das mulheres nas Forças Armadas de forma gradativa, permitindo o acesso delas a todas as áreas. Entre os assuntos tratados pela comissão, segundo a pasta, estão a preservação da identidade de gênero na socialização das tarefas, a superação de barreiras que impedem o acesso a todas as funções e postos e a adequação de uniformes e equipamentos pessoais em relação ao gênero. “As iniciativas visam ampliar a participação das mulheres, acompanhadas da melhor compreensão da presença feminina por todos os integrantes”, destaca o órgão federal, por meio de nota.

A presença delas pelo mundo

Confira o percentual de mulheres nas Forças Armadas em alguns países:

África do Sul     25%
Austrália     15%
Nova Zelândia     15%
França     15%
Canadá     15%
Estados Unidos     14%
Espanha     12%
Portugal     11%
Suécia     11%
Rússia     10%
Reino Unido     9,5%
Noruega     9%


Na América do Sul

Em todo o continente, cerca de 80 mil mulheres são militares, 8% do total.

Uruguai     20%
Venezuela     18%
Argentina     17%
Peru     9%
Chile     9%
Paraguai     5,5%
Equador     3%
Bolívia     1,9%


No Brasil
O efetivo total de militares é de 368 mil militares, 28 mil são mulheres, ou seja 7,6%.

Marinha     7.951
Exército     9.238
Força Aérea Brasileira     10.892

Cerca de 20 países, a maioria na Europa, permitem o acesso das mulheres a qualquer cargo da corporação, inclusive em posições de combate. Da América Latina, estão na lista Argentina, Bolívia, Colômbia, Nicarágua e Venezuela. No Brasil, o acesso das mulheres à armas combatentes ainda é restrito.

Em outras instâncias
O Brasil ocupa o 115º lugar no ranking de mulheres na política.

Executivo    2 ministras entre 26 (7,6%)
Legislativo    55 das 513 cadeiras da Câmara (10,7%) e 12 dos 81 assentos do Senado (14,8%)
Judiciário    2 ministras de 11 no Supremo Tribunal Federal (18%). A média geral da magistratura é de 62,7% de homens e 37,3% de mulheres.

Fontes: La Red de Seguridad y Defensa de América Latina (Resdal), Ministério da Defesa, Mapa das Mulheres na Política e Censo do Poder Judiciário

 

 

Correio braziliense, n. 19676, 10/04/2017. Política, p. 2.