Título: 100 mil é a meta
Autor: Marcos, Almiro
Fonte: Correio Braziliense, 13/12/2011, Cidades, p. 24

A meta do GDF é construir 100 mil unidades habitacionais até o fim da atual gestão. O número totalizado até o momento — incluindo os 16,5 mil cujos editais foram publicados ontem no Diário Oficial — chega a 30 mil. A Secretaria de Habitação garante, porém, que os editais dos 70 mil restantes já estão sendo preparados e alguns devem ser lançados em breve.

Um dos pontos que atrasa o andamento do processo é justamente a preparação dos terrenos pertencentes ao GDF e que irão receber os projetos habitacionais. De acordo com o governo, há muitas áreas disponíveis, mas nem todas estão aptas a receber obras. O processo de preparação da área inclui a definição de diretrizes habitacionais, a elaboração de planos e a retirada de licenciamentos para que o terreno possa ser edificado.

O Cadastro Único de Habitação do DF conta atualmente com 330.645 inscritos interessados em participar de programas do governo. Desses, metade teria menos de 30 anos e seria solteira. Para a secretaria, trata-se de pessoas que não têm necessidade imediata de moradia. Estima-se que o número de famílias-alvo da política habitacional gire em torno de 140 mil.

Diferenciais O principal instrumento do governo local para atingir a meta é justamente o programa Morar bem, que atende famílias com renda de até R$ 6.450. A secretária de Habitação destaca que um dos diferenciais do programa é a previsão de instalação das unidades habitacionais em áreas com infraestrutura completa. Conforme o órgão, o DF nunca contou, efetivamente, com ações baseadas na construção de imóveis. (AM)