Presidente da Câmara defende taxa de bagagem 
Eduardo Bresciani 
08/02/2017
 
 
Para Maia, é preciso ver se preço da passagem realmente cairá

-BRASÍLIA- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu ontem que a Câmara deixe entrar em vigor a regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite às companhias aéreas encerrar a franquia de bagagens, antes de decidir se derruba ou não a mudança. A medida começa a vigorar para as passagens compradas a partir de 14 de março. Em dezembro do ano passado, o Senado aprovou um projeto que sustava a norma, mas a proposta precisa ainda passar pela Câmara para que a cobrança por todas as bagagens despachadas seja barrada. Maia defendeu que a Câmara só aprecie o projeto do Senado depois que a cobrança passar a valer na prática.

Maia ressaltou que o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, é a favor desse caminho, como forma de ver se a medida reduzirá os preços das passagens aéreas.

— Se o plenário quiser votar, a gente vai discutir. Mas talvez seja o melhor caminho, deixar entrar para ver se efetivamente aquilo que a Anac espera, que é a redução do preço das passagens, se concretiza. Com a crise econômica e a redução dos números de voos, as passagens ficaram muito caras. A gente precisa reduzir o preço das passagens, mas de forma sustentável e não na marretada, porque depois volta a subir tudo ou as empresas podem quebrar — disse Maia.

Hoje, a franquia é de 23 quilos para voos nacionais e de 32 quilos para os internacionais.

O globo, n. 30501, 08/02/2017. Economia, p. 22