Título: Dilma está confiante
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 14/12/2011, Economia, p. 12

A presidente Dilma Rousseff descartou ontem a possibilidade de o Brasil enfrentar problemas de crédito em meio às turbulências externas e fez novo apelo aos brasileiros para que mantenham o consumo. Recorrente nas últimas semanas, o pedido ocorre em meio a sinais de que as linhas de financiamento externo estão secando, prejudicando a economia brasileira, que ficou estagnada no terceiro trimestre.

"Não teremos nenhum pro- blema com crédito no Brasil. A nossa situação do crédito é uma situação extremamente vantajosa. Nós somos um país que é capaz de enfrentar o pior cenário", garantiu Dilma em Porto Alegre. Para tanto, a presidente citou os bancos públicos, que, na sua visão, estão "extremamente atuantes" e as "sólidas" instituições privadas.

Mais uma vez, Dilma apelou para que a população continue consumindo e as empresas, investindo. Ela assegurou que 2012 será um ano "muito melhor", apesar do cenário de crise internacional. O governo trabalha com a previsão de que o crescimento fique entre 4% e 5% no ano que vem, num ritmo maior que os cerca de 3% neste ano. A presidente previu novos cortes nos juros. "A nossa situação de estabilidade macroeconômica e de robustez fiscal vai permitir que a nossa política monetária continue sendo muito favorável ao país", disse.