Título: Romário vai à Fifa
Autor: Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 15/12/2011, Política, p. 6
Um dos principais opositores da Fifa, principalmente quando o assunto é o projeto da Lei Geral da Copa de 2014, o deputado Romário (PSB-RJ) tem encontro marcado com o presidente da entidade, Joseph S. Blatter, no próximo dia 21. A reunião deve ocorrer na sede da Fifa em Zurique, na Suíça. Segundo o parlamentar, ele tentará convencer o cartola a destinar parte dos lucros que a entidade terá com o Mundial para projetos sociais que atendam pessoas com deficiência física.
Além de Blatter, Romário pretende se aproximar de outro antigo desafeto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que cedeu o posto de presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL) para o ex-jogador Ronaldo Fenômeno.
Segundo Romário, um encontro entre ele, Ronaldo e Teixeira deve ocorrer antes da viagem para a Suíça. Na pauta da reunião está o mesmo pedido que levará a Blatter. A busca de diálogo com Blatter e Teixeira ocorre pouco mais de um mês após o parlamentar acusar a Fifa de tentar fazer do Brasil "um Estado da entidade" e de sugerir ao cartola brasileiro deixar o comando da CBF. Os ataques foram feitos em audiência que tratou da Lei Geral da Copa na Câmara, no início de novembro. Questionado sobre a mudança de postura, Romário disse que apenas fará um papel de "pedir".
"Vou fazer o papel de pedir. Acredito que isso seja importante. Na verdade continuo fazendo o meu papel de deputado federal. Vou conversar com a Fifa, fazer um movimento, para que ela entenda que existem alguns setores da sociedade brasileira que precisam de ajuda. A Fifa vai ter um lucro muito grande, não custa nada ela deixar um pouco aqui", disse ao Correio. (ED)