Título: Bancos são rebaixados
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/12/2011, Economia, p. 15

Washington — A agência de classificação de risco Fitch reduziu ontem as notas das dívidas de longo prazo de cinco bancos europeus: os franceses Crédit Agricole e Credit Mutual, o dinamarquês Danske Bank, o finlandês OP-Pohjola Group e o holandês Rabobank, que foram considerados menos sólidos devido "aos ventos desfavoráveis para o setor bancário em seu conjunto".

A Fitch reduziu a nota dos bancos franceses e do OP-Pohjola Groupe para "A+", enquanto a nota do Danske Bank caiu a "A" e a do Rabobank, para "AA". "Todos esses bancos estão expostos à opinião dos mercados de capitais para que seu modelo econômico funcione além do curto prazo", destacou a agência. "No caso do Danske Bank e o Crédit Agricole, o problema maior é o fato de os problemas na Zona do Euro estarem afetando suas filiais", acrescentou.

Antes de ter a sua nota rebaixada, o Crédit Agricole anunciou um plano de reestruturação que inclui o fechamento de filiais em 21 paíes e a eliminação de 2.350 postos de trabalho em todo o mundo, sendo 850 na França.