Título: Esplanada ocupada
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 07/12/2011, Brasil, p. 8

O gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional, vai abrigar cerca de 80 barracas pelo menos até a próxima sexta-feira. O lugar virou palco de protesto de estudantes que reivindicam a aprovação de projetos relacionados à educação em tramitação na Câmara e no Senado. A principal reivindicação dos cerca de 150 jovens acampados — número da Polícia Militar — é a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) com uma meta de investimento público de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área.

Chamado de #OcupeBrasília, o protesto ainda pretende acompanhar o Projeto de Lei nº 138/2011, que destina 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. Ontem, presenciaram a aprovação do PL por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Renan Alencar enfatizou que as pautas são prioritárias para o movimento estudantil. "O Brasil é uma das grandes potências econômicas mundiais, mas está na rabeira dos índices de educação. Não dá para não aplicar mais dinheiro em educação, para não redistribuir essa renda", diz. O #OcupeBrasília defende ainda a garantia dos estudantes à meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo e a votação do relatório do Estatuto da Juventude, que também garante o desconto em ingressos e passagens.

O movimento reúne líderes estudantis de mais de 20 unidades da Federação, que recolhem assinaturas para o abaixo-assinado Educação 10 (http://bit.ly/p3ZqOd), focado nas bandeiras do protesto na Esplanada. Os jovens ainda pretendem realizar diariamente a pelada da meia, partida de futebol na qual a única regra é não usar chuteira ou tênis. O jogo faz alusão à luta das entidades estudantis para garantir o direito à meia-entrada na Copa. O deputado federal Romário (PSB-RJ) foi convidado para o 1º Campeonato Nacional da Meia, na sexta-feira.