Título: Oposição tratorada
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 09/12/2011, Política, p. 2
Um dia depois da longa e barulhenta batalha para a aprovação da regulamentação da Emenda 29, a votação da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) prometia se estender pela noite. Em vez disso, os líderes governistas comandaram sessão que durou aproximadamente três horas sem sobressaltos e manifestações inflamadas por parte da oposição.
Enquanto os parlamentares do DEM e do PSDB recolhiam as armas, "tratorados" pelo acerto costurado entre o Planalto e a base governista, o apoio à votação da DRU ganhou até mesmo o apelo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que desceu da Mesa para a tribuna com o objetivo de justificar a aprovação do dispositivo. "A DRU é uma vacina que nós estamos tomando. Vacina que foi usada por Fernando Henrique (Cardoso), vacina que foi usada pelo Lula, vacina que foi usada pela Dilma (Rousseff). E não podemos tirar da mão da presidente um instrumento pelo qual ela vai assegurar a continuidade da estabilidade nacional", discursou.
Fora da base do governo desde que perdeu o Ministério do Transporte, o PR apoiou a votação da desvinculação de receitas. Os sete senadores presentes na sessão votaram sim pela DRU. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, passou pelo ex-ministro dos Transportes e agora senador Alfredo Nascimento (PR-AM) e agradeceu. "Nascimentão, obrigada", cumprimentou Ideli.
Os números orçamentários explicam a preocupação do governo com a prorrogação da DRU. A desvinculação funciona como uma carta branca para que o Executivo escolha onde aplicar as verbas. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), alega que ela é a forma de contornar um orçamento engessado e que o excesso de vinculação de receitas prejudica o cronograma de gastos previsto na lei orçamentária. (JJ)
-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 09/12/2011