Título: Um dia de astro
Autor: Lyra, Paulo deTarso
Fonte: Correio Braziliense, 09/12/2011, Política, p. 3
Quase no encerramento de seu primeiro ano na Câmara, o deputado Tiririca (PR-SP) fez ontem sua estreia como orador na Casa, ao comandar uma audiência pública na Comissão de Educação e Cultura sobre as dificuldades de regularização enfrentadas por circos em todo o país. Durante a audiência pública, o deputado foi ajudado por um secretário da comissão a cumprir as formalidades dos trabalhos e saiu da audiência "se sentindo o astro dos astros" por ter sido chamado de presidente por seus colegas, durante a sessão.
Especialista na questão circense — Tiririca trabalhou no picadeiro desde os oito anos de idade e já foi dono de um circo —, o deputado foi o proponente da audiência. "Um palhaço foi o deputado mais votado no país e isso tem causado muita repercussão", afirmou Tiririca, que disse esperar que a audiência sensibilize seus colegas para as dificuldades dos circos no país. "Tenho certeza de que vamos fazer acontecer."
O deputado-palhaço disse já se sentir confortável na Casa, mas reconheceu ter enfrentado dificuldades no início de seu mandato. Tiririca chegou a ser suspeito de ter falsificado uma declaração de próprio punho, dizendo ser alfabetizado, mas foi absolvido da acusação. "Eu não sabia como os colegas iriam me receber, mas acabou indo muito bem", disse Tiririca, que não se furtou a alfinetar a atividade parlamentar. Se durante a campanha ele anunciava não saber o que fazia um deputado, agora ele já sabe: "Deputado trabalha muito e produz pouco".
Demonstrando estar à vontade na posição, Tiririca se disse preparado para sua primeira fala na tribuna, no plenário da Câmara. Mas prefeiriu deixar para outra hora o anúncio da data de seu primeiro discurso.