Título: Melhor no Sul
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 09/12/2011, Brasil, p. 7

Enquanto instituições de ensino do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Reuni no Norte e no Nordeste concentram as piores estruturas no país, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), é um retrato de que as diferenças regionais estão também na educação superior. Criada em 2009, a Unila iniciou há cerca de seis meses as obras da sua sede efetiva. Em ritmo acelerado, a previsão é de que os alunos possam ser transferidos no fim de 2012 para as novas instalações.

Atualmente, os 12 cursos da instituição funcionam em uma sede provisória no parque tecnológico da Hidrelétrica Itaipu Binacional, que firmou um termo de cooperação com a direção da instituição de ensino e doou parte do terreno para a construção de um dos espaços da universidade.

Niemeyer O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer prevê a construção de nove prédios com salas de aula, laboratórios de pesquisa, um edifício para a reitoria e as salas de professores, um anfiteatro com palco giratório para uma área de eventos com capacidade de até 10 mil pessoas e um restaurante universitário. A estimativa inicial da obra é de R$ 500 milhões.

A primeira universidade federal bilíngue do país deve reunir 10 mil estudantes e 500 professores da América do Sul em cinco anos. Como polo de integração no continente, a instituição conta com 50% de alunos brasileiros e a outra metade latino-americana. (PF)