‘Presidente não tem como saber tudo’, diz FHC

Fausto Macedo / Ricardo Brandt / Mateus Coutinho

10/02/2017

 

 

Tucano depõe a Moro como testemunha de defesa de Paulo Okamotto, em ação na qual Lula é réu, e afirma que manutenção de acervo está prevista em lei

 

 

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem ao juiz federal Sérgio Moro que “nenhum presidente tem como saber de tudo” que acontece na administração pública. Ele foi chamado para depor como testemunha de defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, em ação penal na qual Lula também é réu, junto com o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. Fernando Henrique foi ouvido por meio de videoconferência.

Na ação penal, o petista é acusado de corrupção passiva por supostamente ter recebido propina da empreiteira, no valor de R$ 3,8 milhões. O dinheiro teria sido pago em forma de benesses, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Parte do valor teria sido ocultado na reforma e ampliação de um triplex no Edifício Solaris, no Guarujá (SP), e outra parte no custeio do armazenamento do acervo do ex-presidente Lula.

No depoimento, FHC afirma que também buscou recursos privados para manutenção de seu acervo. “Aqui ninguém dá nada. Quem que gasta? Através da Lei Rouanet você consegue recursos para o tratamento do material. E você consegue recursos não só pela Lei Rouanet, mas doações para auspiciar debates, seminários”, disse.

O ex-presidente foi questionado pelo defensor de Okamotto sobre como organizou seu acervo e o manteve, após deixar a Presidência. “Começamos a pedir alguns recursos, pequenos.

Não sei de cabeça (os valores), mas está tudo registrado, mas foram doados para poder fazer frente a essas despesas, porque o presidente sai de lá, se for correto, sem dinheiro.” Questionado se sabia como era feita a separação de bens ganhos por um presidente ao fim do governo, respondeu: “Existe uma lei que determina isso. Pela lei aquilo que o presidente recebe pertence ao seu acervo pessoal e tem interesse público. É uma lei um pouco ambígua”.

A defesa do ex-presidente Lula afirmou que o depoimento destrói “a linha central da acusação feita pelo MPF”. / FAUSTO MACEDO, RICARDO BRANDT e MATEUS COUTINHO

 

Manutenção. FHC diz que buscou recursos para seu arquivo

 

 

O Estado de São Paulo, n. 45041, 10/02/2017. Política, p. A8.