Novo líder na Câmara é investigado na Lava Jato

Igor Gadelha / Erich Decat / Daiene Cardoso

24/02/2017

 

 

O presidente Michel Temer ligou ontem para o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e comunicou a decisão de indicar o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para o cargo de líder do governo da Câmara no lugar de André Moura (PSC-SE). Após a conversa, Nogueira entrou em contato com Ribeiro, investigado na Operação Lava Jato, que está em viagem ao exterior.

Coube ao líder do partido na Câmara, Arthur Lira (AL), informar a decisão aos integrantes da bancada. O anúncio oficial pelo governo deve ocorrer hoje.

Deputado de segundo mandato, Ribeiro é conhecido em Brasília como um político de perfil alinhado ao seu partido: está em todos os governos, não importa qual. Ele já foi ministro das Cidades no governo Dilma Rousseff, votou contra o impeachment da petista na comissão especial da Casa, mas ao ver a tendência da bancada do PP, votou pelo afastamento dela.

 

Pressão. O comportamento de Ribeiro se repetiu meses após o impeachment ser aprovado pelos deputados. Então líder do PP na Câmara, ele era um dos parlamentares mais próximos do então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDBRJ), e foi um dos poucos que esteve com o peemedebista na reunião que selou a renúncia dele ao posto.

Até a véspera da cassação do peemedebista, Ribeiro esteve próximo de Cunha, mas na hora da votação aberta acabou sucumbindo à pressão e votou pela perda do mandato dele. 

 

 

O Estado de São Paulo, n. 45055, 24/02/2017. Política, p. A4.